Acidente rodoviário faz 26 mortos em Moçambique
24 de janeiro de 2022O balanço resulta de um choque entre um veículo pesado de mercadorias e um ligeiro de transporte coletivo na Estrada Nacional 1, que liga o norte ao sul do país, no distrito de Mopeia.
No domingo (23.01) começaram a ser realizados os primeiros funerais e resta por identificar o corpo de uma menor na morgue do Hospital de Quelimane, referiu Valério Simbe, chefe do departamento de assistência médica.
Segundo testemunhas, o motorista do camião de carga perdeu a direção e o pesado com atrelado acabou por se descontrolar e arrastar o ligeiro que seguia no sentido oposto.
Altos índices de sinistralidade
Os índices de sinistralidade rodoviáriaem Moçambique são classificados como dramáticos por várias organizações.
Em média, pelo menos mil pessoas morrem anualmente nas estradas, segundo dados avançados à Lusa pela Associação Moçambicana para Vítimas de Acidentes de Viação (Amviro).
O Governo prometeu no final do ano anunciar medidas para travar os altos índices de sinistralidade.
Uma comissão de inquérito avaliou a situação após o acidente mais grave de sempre registado em Moçambique, com 32 mortos, ocorrido a 3 de julho de 2021 no distrito da Manhiça, Maputo, envolvendo dois camiões e um autocarro que tentou fazer uma ultrapassagem irregular na Estrada Nacional 1 (EN1).
Na altura foram decretados dois dias de luto nacional.