1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Alemanha e Angola firmam parcerias econômicas

3 de julho de 2012

Em visita a Angola, a secretária estadual de Economia, Infraestrutura, Transportes e Tecnologia da Baviera, Katja Hessel, reafirmou o interesse alemão em investir nos setores de capacitação, energia e infraestrutura.

https://p.dw.com/p/15Qhb
Verwendung weltweit, usage worldwide, No third party sales., Keine Weitergabe an Drittverwerter., Bitte Einschränkungen der Hand Afrika; Afrikanisch; Alan Gignoux; Angola; Angolan; Anpassung; Auswirkung; Farbe; Fotographie; Gebäude; Gehäuse; ImpactPhotos1; Küste; Land; Luanda; Meer; Palme; Skyline; Strand; Straße; Struktur; Tag; Tor; Wohnung; Wolkenkratzer; cityscape; ernstlich; errichtendes Äußeres; flach; hohe Winkelsicht; horizontal; niemand; photograph; städtisch; skyline; nobody; impact; high; angle; view; building; exterior; Alan; Gignoux; Republic; of; Southern; Africa; urban; sea; coast; capital; beach; street; skyscraper; country; housing; day; port; palm; tree; colour; Af; photographer; landscape; flat; apartment; residence; goal; structure; route; roads; Road_Transport; palm tree; countryside; littoral; coastal; box; apartment building; buildings; color; alignment; African
Foto: picture-alliance/Alan Gignoux/imagestate/Impact Photos

A melhoria das relações econômicas entre Alemanha e Angola é o ponto fundamental da visita de trabalho a Luanda da missão empresarial liderada pela Secretária de Estado de Economia, Infraestrutura, Transportes e Tecnologia da Baviera.

Depois de se ter encontrado nesta segunda-feira (02/07) com o ministro da Economia e com outros membros do executivo angolano, Katja Hessel concedeu uma conferência de imprensa em que realçou o interesse do investimento bávaro em Angola.

Die designierte Staatssekretaerin der Freien Demokraten (FDP) im bayerischen Wirtschaftsministerium, Katja Hessel, posiert am Sonntag, 26. Okt. 2008, in Ingolstadt beim FDP-Sonderparteitag. (ddp images/AP Photo/Matthias Schrader) ---Designated Bavarian state secretary of economy Katja Hessel of the German Liberal Party FDP poses prior an extraordinary FDP party convention in Ingolstadt, southern Germany, on Sunday, Oct. 26, 2008. (ddp images/AP Photo/Matthias Schrader)
Katja Hessel destacou oportunidades de Angola para empresários alemãesFoto: AP

"O enfoque são as relações econômicas entre a Baviera e Angola, queremos ampliar essas relações, que já têm uma base sólida, já que o volume comercial quase dobrou desde 2007. Angola é um país em ascensão, com uma enorme riqueza de recursos que oferece inúmeras oportunidades também para negócios", disse Hessel.

Os empresários alemães que acompanham a secretária de estado da Baviera manifestaram interesse por um rápido desenvolvimento com empresas angolanas. A Câmara de Comércio de Munique coopera há vários anos com a Associação dos Industriais de Angola (AIA) na área da capacitação de pessoal.

"Assinamos um memorando de entendimento com a AIA e podemos lançar esse projeto de parceria que contribui para um reforço nas capacidades da Associação Industrial Angolana", disse o representante da câmara, Stefan Loibl.

Oportunidades no setor energético

O embaixador alemão em Angola, Jorg Marquard, disse que os empresários bávaros querem marcar presença em Angola, sobretudo nas aéreas da energia e da infraestrutura. "Do lado da Baviera o interesse de realmente fazer alguma coisa é muito grande. A Baviera tem um grande potencial na construção de turbinas, por exemplo. E no ano passado foi mencionado, durante a visita da nossa chanceler, que o governo de Angola tem interesse em obter tecnologia da Alemanha para a construção de barragens", lembrou Marquard.

A Câmara de Indústria e Comércio da Baviera mantém desde 2010 um projeto de parceria com a Associação das Industrias de Angola (AIA), que visa, designadamente, aumentar a oferta de formação profissional em Angola. Esta é a segunda viagem de uma delegação bávara a Angola.

Parceria nas alturas

cold_kitchen_hands. Foto LSG Sky Chefs ***Das Pressebild darf nur in Zusammenhang mit einer Berichterstattung über LSG Sky Chefs verwendet werden***
Sociedade entre LSG Sky Chefs e TAAG deve gerar 300 empregos diretosFoto: LSG Sky Chefs

Recentemente Alemanha e Angola fecharam parceria também na área de serviços de alimentação, também conhecida como 'catering'. Uma das maiores empresas do setor no mundo, a LSG Sky Chefs, associou-se à transportadora aérea angolana TAAG para criar uma sociedade mista e prevê oferecer diariamente mais de seis mil refeições.

O projeto, avaliado em mais de 8,5 milhões de euros, havia sido anunciado há um ano, durante a visita da chanceler federal alemã, Angela Merkel, a Angoola. A LSG Sky Chefs ficou com 40% da sociedade e a TAAG com 35%. O restante foi dividido entre a Angola Catering (20%) e a Empresa Nacional Angolana de Navegação Aérea – ENANA (5%).

O presidente do Conselho de Administração da recém-criada LSG Sky Chefs TAAG Angola. Alfred Riger, disse que as refeições serão preparadas com frutas e vegetais angolanos e também com ingredientes estrangeiros. O negócio deve gerar 300 postos de trabalho diretos.

Autor: António Carlos (Luanda) / Lusa
Edição: Francis França/António Rocha

03.07.12. Angola-Baviera - MP3-Mono