1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

População encontra corpo decapitado em Cabo Delgado

Lusa | tms
13 de maio de 2023

Residentes do distrito de Muidumbe, em Cabo Delgado, norte de Moçambique, encontraram um corpo decapitado nas imediações do povoado, numa zona onde têm prevalecido confrontos com insurgentes extremistas.

https://p.dw.com/p/4RJ6V
Foto: DW/A. Chissale

"Encontrámos um corpo com a cabeça cortada nas matas da aldeia Primeiro de Maio, mas não sabemos quem é autor do crime", disse este sábado (13.05) um homem de 51 anos residente em Miangalewa, distrito de Muidumbe, que relatou a descoberta feita pelas 16:00 de sexta-feira.

O residente acrescentou que a vítima "é um senhor de idade e achamos que é pescador, porque o crime aconteceu perto da estrada que dá acesso ao lago Nguri".

O lago fica a mais de 30 quilómetros de Miangalewa e voltou a ser frequentado pela comunidade que regressou às suas zonas de origem, graças à melhoria das condições de segurança na região.

Insegurança na região

No entanto, confrontos com grupos de insurgentes continuam a ser relatados nalgumas ocasiões, como aconteceu há um mês junto a Miangalewa, fazendo com que ninguém pernoite em locais como o lago.

Mosambik Strassenscene im Verwaltungssitz von Muteda
Residentes de Muidumbe vivem com medo, segundo relatosFoto: DW

Outra fonte referiu que a descoberta do corpo pode aumentar a incerteza de algumas famílias quanto a permanecer nas terras para onde regressaram, uma vez que maior parte depende da agricultura e pesca e o receio de grupos extremistas ainda está bem vivo.

"Estamos com medo: como é que vamos viver, se não podemos ir ao lago" questionou.

Fonte da força local, designação dada às milícias apoiadas pelas autoridades, confirmou a descoberta, mas sem avançar se se trata do corpo de um residente de Miangalewa, muito menos de um pescador. "Não sei se o corpo encontrado é de alguém daqui, mas vamos intensificar a patrulha", referiu. 

Na sexta-feira, mesmo dia em que o corpo decapitado foi encontrado pela população, o Presidente Filipe Nyusi visitou as tropas no distrito de Mueda, distante 42km de Muidumbe.

Em abril, forças militares travaram uma tentativa de invasão a Miangalewa por insurgentes, numa altura em que alguns residentes completavam dois meses desde o retorno.

A localidade está nas margens do rio Messalo, fazendo fronteira com o distrito de Macomia através da aldeia de Litamanda, ao longo da estrada nacional número 380 - uma das poucas vias asfaltadas da província, ligando o resto do país aos distritos mais ao norte, como é o caso de Mocimboa da Praia, Palma, Mueda e Nangade.

População em fuga no norte de Moçambique

Saltar a secção Mais sobre este tema