Cabo Verde afastado do Mundial 2018
11 de novembro de 2017Cabo Verde ficou definitivamente afastado do Mundial de futebol de 2018, esta sexta-feira (10.11), por culpa do Senegal, que venceu na África do Sul por 2-0 e assegurou o triunfo no Grupo D africano.
Os "tubarões azuis", que realizam na terça-feira (14.11) o seu último jogo no apuramento, no Burkina Faso, ainda tinham ínfimas esperanças de conseguir o inédito apuramento para a maior prova de seleções a nível mundial. Para isso, a seleção cabo-verdiana, que está a estagiar no Algarve, em Portugal, teria de ganhar ao Burkina Faso e esperar deslizes do Senegal, nos dois jogos com a África do Sul.
No entanto, os senegaleses fecharam as contas ao vencerem a África do Sul por 2-0, num jogo que foi repetido – antes a África do Sul vencera por 2-1 – por causa do afastamento do árbitro ganês Joseph Odartei Lamptey, que dirigiu a partida, por suspeitas de manipulação do resultado.
Os dois golos da partida desta sexta-feira, disputada no estádio Peter Mokaba, em Polokwane, surgiram na primeira parte. Logo aos 12 minutos, o atacante Diafra Sakho abriu o marcador. Pouco depois, aos 38, após defesa do guarda-redes Itumeleng Khune, o lateral-direito Thamsanqa Mkhize acabou por marcar na própria baliza.
Nigéria, Egito e Sengeal carimbam passaporte para o Mundial
Com este triunfo, o Senegal passou a somar 11 pontos e já não poderá ser alcançado por nenhuma das outras seleções do grupo. Cabo Verde e Burkina Faso têm seis pontos cada, enquanto a África do Sul soma quatro, agora com todas as seleções com um jogo por disputar, o último no grupo, na terça-feira.
Na próxima terça-feira (14.11), acontece a última ronda do grupo, com novo encontro entre senegaleses e sul-africanos, desta vez no estádio Léopold Sédar Senghor, em Dakar. Burkina Faso e Cabo Verde enfrentam-se no Stade du 4 Août, em Ouagadougou.
Na qualificação africana, só o primeiro classificado de cada um dos cinco grupos se qualifica para o Mundial 2018, em representação do continente africano. Além do Senegal, que vai cumprir a segunda participação, depois do brilhante sétimo lugar de 2002, já se qualificaram a Nigéria e o Egito. Tunísia e República Democrática do Congo (Grupo A) e Marrocos e Costa do Marfim (Grupo C) são as quatro seleções em luta pelas duas últimas vagas africanas.
Ao todo, 24 seleções, incluindo a anfitriã Rússia, garantiram a participação no Mundial.