Design e mudança: "Making Africa"
Na exposição "Making Africa" no museu alemão Vitra Design, discute-se se o design contemporâneo serve apenas para tornar peças mais bonitas ou se também pode contribuir para mudanças políticas e económicas no continente.
O que é "africano"?
Crianças passando fome, chefes de Estado corruptos e guerra civil. Safari, animais selvagens e vastas áreas de cerrado. Quem pensa que África é feita apenas desses clichês não sabe que o continente está em constante desenvolvimento, com a ajuda de designers africanos criativos como Lethabo Tsatsinyane, fotografado por Chris Saunders na Cidade do Cabo.
A perspetiva africana
O museu Vitra Design, na cidade alemã de Weil am Rhein, dedica uma grande exposição ao designer contemporâneo Cyrus Kabiru. Por exemplo, com a obra do queniano intitulada "C-Stunners": nada mais, nada menos do que estes grandes óculos feitos com peças de metal e outros apetrechos, longe dos típicos designs ocidentais, num estilo bastante futurista.
Uma cadeira para não sentar
Esse "trono" (2012) de Gonçalo Mabunda não é feito de ouro e veludo, mas de Kalashnikovs. O artista de Moçambique tem mais cadeiras desse tipo, feitas com outras armas e pistolas. Porém, sentar nelas, ninguém quer. A obra lembra a violência, as crianças-soldado e os senhores da guerra que chegam ao poder por meio da força.
Muito mais que um papel de parede
"The Studio of Vanities", do senegalês Omar Victor Diop, enfoca as modelos do artista e o ambiente em seu redor. Aqui, a imagem de "Aminata" quase se mistura com o pano de fundo. O que a destaca é o leque vermelho.
Este tipo tem estilo
Mário Macilau retrata a juventude de sua terra natal, Moçambique. Aqui é possível ver "Alito, o tipo com estilo", da série "Momentos de Transição" (2013).
Penteado da Nigéria
J.D. 'Okhai Ojeikere se especializou em fotografia de penteados artísticos africanos. A criação "Onile Gogoro Or Akaba" pode ser interpretada de diferentes formas. Trata-se de um ninho que passa a sensação de aconchego ou as tranças do penteado simbolizam as grades de uma prisão?
Arte tradicional...
... interpretada. Fabrice Monteiro e Miswudé encenaram e fotografaram na sua série "Waxology series" diferentes capulanas (2014).
Móveis futuristas
Na mostra "Making Africa" não há apenas imagens e colagens. Há também móveis de designers como Cheick Diallo, do Mali. Um exemplo é esta poltrona simétrica intitulada "Fauteil Sansa bleu" (2011). Sentar nela é que não deve ser tão confortável.
Música e design
"The Kingdom of Taali M" (2012) é a página de Internet da cantora franco-congolesa Taali M. Quem a criou foi o designer Pierre-Christophe Gam, de descendência africana.
A Nigéria em 2081
Como será a África do futuro? Olalekan Jeyifous acredita que será desta forma - e pintou "Idumota Market, Lagos 2081 A.D."
Aberto a novos horizontes
A exposição "Making Africa" fica no museu Vitra Design, em Weil am Rhein, até 13.09.2015. Depois, deverá seguir para outras galerias europeias e, pelo menos, para uma grande metrópole africana. "Making Africa" é resultado do trabalho dos curadores Amelie Klein e Okwui Enwezor, também curador da atual Bienal de Arte de Veneza. A mostra foi criada e financiada pela Fundação Cultural Alemã.