Euro 2024: Alemanha defronta Dinamarca nos oitavos de final
26 de junho de 2024Os dinamarqueses, que ficaram em segundo e vão defrontar a anfitriã Alemanha, empataram a zero com a Sérvia, eliminada no último lugar, enquanto os eslovenos ‘anularam' a Inglaterra, que já estava apurada e venceu o agrupamento.
Com a Dinamarca e a Eslovénia empatadas em termos de pontos, golos marcados e assistências, e até de antecedentes disciplinares, os dinamarqueses passaram à fase seguinte por terem uma classificação mais elevada nas eliminatórias europeias.
Assim, a Dinamarca - que chegou às meias-finais do último Euro - vai defrontar a anfitriã Alemanha, no Signal Iduna Park, em Dortmund, no sábado (29.06).
"Tudo é possível"
O defesa dinamarquês Jannik Vestergaard apoiou a sua seleção antes do encontro de sábado com a Alemanha, anfitriã do Euro 2024, nos oitavos de final, afirmando que "tudo é possível".
"Os alemães são uma equipa forte. Precisamos de um desempenho muito forte e de impedir a Alemanha de mostrar a sua melhor forma."
Juntamente com a Espanha, a Alemanha ganhou o recorde de Euros três vezes, mas foi derrotada na final da edição de 1992 na Suécia pela Dinamarca, a única vez que os dinamarqueses levantaram o troféu.
O selecionador da Dinamarca, Kasper Hjulmand, considerou a Alemanha "um dos favoritos" para o torneio, mas disse que "tinha um bom pressentimento em relação ao jogo".
"Jogar contra a Alemanha (em Dortmund) com a equipa dinamarquesa não podia ser melhor. É uma grande equipa, mas nós também somos uma grande equipa e quando jogamos contra as grandes nações, damos sempre um passo em frente", disse o jogador de 52 anos.
O médio do Manchester United, Christian Eriksen, foi eleito o melhor jogador da partida no seu 133º jogo pela Dinamarca, estabelecendo o recorde de presenças em todos os tempos.
A Sérvia viu um golo ser anulado a meio da segunda parte, quando Luka Jovic foi considerado fora de jogo durante o período de preparação.
Eslovénia nos 'oitavos' pela primeira vez
A Inglaterra avançou para a fase a eliminar do Euro 2024 como vencedora do grupo após um empate 0-0 com a Eslovénia na terça-feira.
Com o resultado obtido no Estádio de Colónia, a Eslovénia passou pela primeira vez aos oitavos de final e a Croácia foi eliminada.
A Inglaterra já tinha a passagem assegurada, mas o facto de ser a vencedora do Grupo C, vai defrontar um dos terceiros classificados nos oitavos de final e está no lado oposto do sorteio em relação à Espanha, França, Alemanha e Portugal.
"Era esse o objetivo antes do início do torneio. Ficar em primeiro lugar do Grupo e controlar o nosso destino", disse o capitão da Inglaterra, Harry Kane.
Ingleses contestam exibição da seleção
Num jogo de poucas oportunidades, o suplente inglês Cole Palmer podia ter podia ter selado a vitória nos descontos, mas o seu remate foi defendido pelo guarda-redes esloveno Jan Oblak.
Foi mais um desempenho pouco convincente de uma equipa que entrou no torneio como uma das favoritas ao título de campeão europeu.
Gareth Southgate e os seus jogadores foram alvo de fortes críticas, apesar de apesar de já terem avançado antes do último jogo da fase de grupos.
Mais uma vez, a Inglaterra pareceu não ter ideias e podia ter ficado atrás do marcador logo no início do jogo, quando Benjamin Sesko cabeceou livremente de dentro da área.
A Inglaterra foi finalista vencida do último Campeonato da Europa, quando perdeu um penalti para a Itália e não ganha uma grande competição desde o seu único triunfo - o Campeonato do Mundo de 1966.
França ainda não convence
Um Kylian Mbappé mascarado marcou o seu primeiro golo no Euro, mas a França empatou 1-1 com a Polónia e terminou em segundo lugar no Grupo D, atrás da Áustria, que derrotou os Países Baixos por 3-2.
Mbappé usou uma máscara de proteção depois de ter partido o nariz no jogo de abertura da no jogo de abertura da França contra a Áustria e marcou de grande penalidade. Mas
Robert Lewandowski deu à já eliminada Polónia o seu primeiro ponto no torneio.
Nos ‘oitavos', Dinamarca e Eslovénia juntam-se a Alemanha, Suíça, Espanha, Itália, Inglaterra, Países Baixos, França, Áustria e Portugal.