EURO2020: Ucrânia faz história e segura última vaga nos quartos de final
Na primeira campanha que passa a fase de grupos do EURO, a Ucrânia garantiu um lugar nos quartos de final ao minuto 120+1 (no prolongamento).
Suécia 1-2 Ucrânia (após prolongamento)
O sonho ucraniano continua! Zinchenko marcou primeiro, aos 27 minutos. Aos 43, Forsbgerg, o melhor jogador sueco, empatou a partida e somou o 4º golo neste EURO2020. Já no prolongamento, aos 120+1, Dovbyk (foto) apurou a Ucrânia para os quartos de final.
Inglaterra 2-0 Alemanha
Grande vitória da Inglaterra, perante uma Alemanha pálida e longe da "máquina" que foi outrora. Os golos surgiram na 2ª parte. Aos 75 minutos, Sterling abriu o marcador para os ingleses. Aos 88 minutos, Harry Kane, de cabeça, fechou a eliminatória. A Alemanha foi a imagem do treinador: fim de um ciclo na seleção alemã, que venha Hansi Flick! Quanto à Inglaterra, "it´s coming home"?....
França 3-4* Suíça (*4-5 após grandes penalidades)
Histórico! Seferovic abriu o marcador para a Suíça aos 15 minutos. Já na 2ª parte. Lloris defendeu o penálti de Rodriguez e agarrou a França no jogo. Benzema, aos 57 e 59, deu a volta ao jogo e Pogba, do meio da rua, fez um golaço em arco ao ângulo da baliza de Sommer. Aos 81 minutos, Seferovic reduziu para 3-2 e em cima do minuto 90, Gavranovic empatou o jogo! Nos penáltis, Sommer travou Mbappé.
Sommer, o "sol" do "verão" suíço
Yann Sommer entrou para a história do futebol suiço! Defendeu a grande penalidade de Mbappé e garantiu a primeira passagem da Suíça aos quartos de final da história do EURO. O guarda-redes suíço é há muito um dos melhores guardiões da Bundesliga (atua no Borussia Mönchengladbach) e esta noite, encheu a baliza da Suíça.
Croácia 3-5 Espanha (após prologamento)
Jogaço! Croácia marcou primeiro com um autogolo que vai entrar para os "memes" do ano. Pedri atrasou a bola para Símon, mas o guarda-redes deixou escapar a bola para o fundo da baliza. A resposta surgiu aos 38 minutos, por Sarabia. A remontada chegou na 2ª parte, com Azpilicueta a fazer o 1-2 e Torres o 1-3. Orsic e Pasalic levaram o jogo para prolongamento. Morata e Oyarzabal "mataram" o jogo.
Bélgica 1-0 Portugal
Caiu o campeão europeu. Não perdia com a Bélgica desde 1989... Thorgan Hazard fintou o destino e, aos 42 minutos, encheu-se de fé e com o pé direito, bateu Rui Patrício. O remate sofreu um ligeiro efeito que mudou a direção da bola e traiu o guardião português. Portugal carregou muito, principalmente nos últimos 15 minutos, mas não teve a mesma sorte que no EURO2016.
Nos oitavos de final.. tal como em 2018
Portugal volta a cair nos oitavos de final, tal como no Mundial 2018, na altura frente ao Uruguai (2-1). Para muitos, esta é a seleção mais talentosa - individualmente - da história da seleção nacional. No entanto, ainda gera muita polémica as primeiras escolhas do "engenheiro", Fernando Santos. Agora, resta a qualificação para o Mundial 2022.
Países Baixos 0-2 República Checa
O primeiro "tomba gigantes" da fase a eliminar! A República Checa teve paciência, os Países Baixos perderam-na e o jogo ficou resolvido em 12 minutos. De Ligt, aos 55 minutos, cortou um lance promissor com a mão e o VAR expulsou o defesa holandês. Os checos aproveitaram e aos 68 minutos, Holes fez o 0-1. Aos 80 minutos, Shick matou o jogo em 0-2. Quatro golos em três jogos para o 10 checo.
"Laranja desfuncional"
Grande fase de grupos, com futebol ofensivo e dominante. E depois, no primeiro jogo a eliminar, o selecionador holandês, de Boer, deixou o jogador holandês com mais golos esta época no banco. Weghorst saiu do 11 para dar lugar a Malen. Aposta falhada. Depay sempre que levantou a cabeça, nunca lá viu o "dutsch" gigante. Weghorst só entrou aos 73 minutos.
Itália 2-1 Áustria (após prolongamento)
O grupo A foi um passeio para a Itália, mas teve de encostar na portagem para ultrapassar a Áustria. Primeira parte muito forte dos italianos, mas sem acerto no remate. No segundo tempo, faltaram algumas pernas e a Áustria subiu e acreditou. No prolongamento, valeu a qualidade de Chiesa a abrir o marcador e depois Pessina, aos 105, a fazer 2-0. Kalajdzic ainda reduziu, mas tarde...
Faltou experiência
Foi a primeira vez que a Áustria disputou a fase final de um Europeu de futebol. Boa exibição - mais na segunda parte - frente a uma Itália que tem vindo a bater recordes internos de vitórias consecutivas. Alaba encheu o campo e foi um verdadeiro capitão.
País de Gales 0-4 Dinamarca
Chocolate da Dinamarca a um País de Gales desconhecido em campo. Grande jogo de Dolberg, que bisou com golos aos 27 e 48 minutos. Maehle, aos 88, fez 3-0 e Braithwaite fechou a goleada em 0-4.
A homenagem a Eriksen continua...
Depois de duas derrotas nos primeiros dois jogos da fase de grupos, goleada frente à Rússia (4-1), que valeu um apuramento histórico e nos oitavos de final, "chapa 4" ao País de Gales, semi-finalista do EURO2016. Uma participação que se tornou pesadelo depois do colapso de Eriksen, e que agora se está a tornar um romance...