Exército israelita anuncia resgate de dois reféns em Rafah
12 de fevereiro de 2024Os dois reféns foram libertados numa operação conjunta das Forças de Defesa de Israel (IDF), da agência de segurança (ISA) e da polícia israelita em Rafah, junto à fronteira com o Egito, de acordo com um comunicado do exército.
Segundo o exército israelita, os reféns, identificados como Fernando Simon Marman, de 60 anos, e o cunhado, Louis Har, de 70, estão bem de saúde e foram levados para o hospital Sheba, no centro de Israel.
O porta-voz das IDF, Avichai Adrai, disseram que as forças israelitas invadiram um edifício residencial e libertaram os reféns de um apartamento no segundo andar, depois de confrontos com homens armados.
O anúncio da libertação ocorreu horas depois das IDF terem lançado vários ataques aéreos contra Rafah. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo palestiniano Hamas, os vários ataques aéreos israelitas causaram "cerca de 100 mortos".
No domingo (11.02), o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ordenou ao exército que preparasse uma ofensiva contra Rafah, onde chegaram, nas últimas semanas, mais de 1,3 milhões de palestinianos em fuga da guerra.
Líder da oposição alemã visita Israel
Friedrich Merz, o líder do maior partido da oposição alemã, a União Democrata-Cristã, visita Israel esta segunda-feira (12.02).
Durante a viagem, Merz deverá encontrar-se om o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, o Presidente Isaac Herzog e o líder da oposição israelita Yair Lapid, entre outros.
Friedrich Merz é um firme apoiante de Israel e propôs que os imigrantes tenham de reconhecer Israel como um Estado para se poderem naturalizar alemães.
A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, também deverá visitar Israel esta semana.