França x Croácia: vamos ter um novo campeão do Mundo!
Franceses e croatas disputam o título mais desejado do futebol mundial no próximo domingo, 15 de Julho.
A caminhada croata
O fantástico percurso da Croácia até à final do Mundial 2018 arrancou no Grupo D, onde os croatas fizeram o “pleno”, incluindo um 3-0 à Argentina. Depois, foi sempre a sofrer. Nos oitavos de final, vitória no desempate por grandes penalidades frente à Dinamarca. O mesmo aconteceu frente à Rússia, anfitriã deste campeonato do Mundo. Nas "meias", vitória frente à Inglaterra no prolongamento.
Momento para a eternidade
Mario Mandžukić vai ter dificuldade em dormir as próximas noites. O avançado da Juventus fez o golo da vitória, e inscreveu o seu nome e de toda a seleção, na história do futebol mundial e do futebol croata. Depois de ter estado a perder, a Croácia puxou dos galões e deu a volta num jogo sensacional da "seleção ardente". Na final de um Mundial, tudo pode acontecer...
A "bomba" que faz o coração bater
Luka Modríc fez um grande, mas grande Mundial até agora. O tricampeão europeu pelo Real Madrid encheu os terrenos que pisou e é pena só aos 32 anos, chegar a uma final de um Mundial. Modríc pensa e transporta todo o futebol croata, seja durante 90 minutos, 120 ou até mesmo, nas grandes penalidades. Poderá ser ousado, mas em caso de vitória, poderá o médio entrar na corrida pela "Bola D´Ouro"?
A caminhada francesa
O percurso da França até à final do Mundial da Rússia começou no Grupo C. Os gauleses venceram o grupo com sete pontos e seguiram para os oitavos de final, onde encontraram a Argentina. 4-3 num jogo emocionante! Ora nos quartos de final, seguiu-se o Uruguai, que tinha eliminado Portugal. Vitória por 2-0, fria e eficaz, ao estilo sul-americano. A Bélgica foi a última vítima. Segue-se a final...
O herói
Aconteça o que acontecer na final, Samuel Umtiti é o novo herói francês. O jovem defesa-central do Barcelona, fez o único golo da vitória francesa sobre a Bélgica, e garantiu a terceira presença francesa, na final de um campeonato do mundo de futebol. Depois da final do Euro 2016 perdida perante Portugal, Didier Deschamps pode agora respirar e vingar-se na final do Mundial de 2018.
O passado e o futuro
Eis uma foto que explica toda uma cronologia. Em 1998, Thierry Henry (esq.) foi campeão do mundo pela França, com apenas 20 anos. Ora passadas duas décadas, Kylian Mbappé está na final do Mundial, pela França... com 19 anos! Coincidência ou destino, Mbappé é um talento emergente do futebol do mundial, e se jogar o que Henry jogou, vai ganhar e muito, e irá escrever o seu nome na história francesa.
Talento de equipa
É um verdadeiro jogador de equipa. Antoine Griezmann continua a brilhar ao mais alto nível pela seleção francesa. Depois de ter sido o melhor marcador do Europeu de 2016 e considerado, o melhor jogador da competição, Griezmann continua a "alimentar" a França com golos e assistências fundamentais. Neste Mundial da Rússia, leva dois golos e três assistências. Participou em 50% dos golos da equipa...
1998
Depois das conquista europeia de 1984, em casa, a França ambicionava o primeiro título mundial de futebol. Ele chegou, também em casa, em 1998. A França, na altura, alinhava com nomes como Zidane, Patrick Vieira, Thierry Henry e tantas outras estrelas emergentes do futebol mundial. Na final, os franceses venceram o Brasil, campeão dos campeões, por 3-0 e levantaram pela 1ª e última vez, o Mundial.
2006
Neste ano, a história sorriu a outros azuis. Aos azuis italianos. O Mundial de 2006 jogou-se na Alemanha e a França foi até à final, onde "batalhou" com a Itália. Num jogo que ficou marcado pela cabeçada de Zidane a Materazzi, na última vez que "Zizou" jogou futebol, a Itália venceu a França nas grandes penalidades e somou o 4º título mundial da seleção italiana, que ficou em "casa" em 2018.