Gana: oposição reivindica vitória nas presidenciais
9 de dezembro de 2016O candidato do Novo Partido Patriótico (NPP), Nana Akufo-Addo, já fala numa vitória iminente nas eleições presidenciais no Gana, frente ao Congresso Nacional Democrático (NDC) do Presidente cessante, John Mahama, apesar de ainda não terem sido divulgados resultados oficiais das eleições de quarta-feira (7.12)
"Nós, o NPP, estamos calmamente confiantes de que conseguimos uma vitória importante e histórica”, afirmou Akufo-Addo, esta quinta-feira (9.12) perante uma multidão de apoiantes na sua residência, em Accra.
"Vamos esperar que a Comissão Eleitoral anuncie os resultados oficiais. Temos de permanecer muito calmos e concentrados – os olhos do mundo estão postos em nós”, considerou.
Segundo Akufo-Addo, o NPP já conquistou 49 assentos no Parlamento. Um membro do NDC admite a possibilidade de o partido ter perdido a maioria.
Lentidão na publicação dos resultados
O candidato da oposição apelou à paciência dos seus apoiantes, numa altura em que ainda decorre a contagem dos votos. A Comissão Eleitoral publicou apenas os resultados de 25 dos 275 círculos eleitorais.
"Por favor, sejam pacientes”, pediu a presidente da Comissão Eleitoral, Charlotte Osei. "A precisão é mais importante que a rapidez". Os observadores eleitorais já apelaram à rapidez da Comissão na publicação dos resultados para afastar suspeitas de fraude nas eleições.
A Comissão Eleitoral tinha garantido que os resultados seriam divulgados num período de 72 horas após o fim das eleições - entre quinta-feira (8.12) e sábado (10.12). No entanto, a espera parece particularmente longa, especialmente para os apoiantes do NPP, que, na quinta-feira, já comemoravam a vitória junto à residência de Nana Akufo-Addo.
Meios de comunicação locais dão vitória à oposição
Segundo duas rádios privadas do Gana, a Joy FM e a Citi FM, o líder da oposição deverá vencer as eleições com maioria absoluta. As duas rádios baseiam-se nos resultados divulgados ao nível das assembleias de voto. Também a rádio Peace FM antevê uma vitória de Akufo-Addo com mais de 53% dos votos.
Nana Akufo-Addo, de 72 anos, concorre pela terceira vez às presidenciais no Gana. O Presidente cessante, John Mahama, de 57 anos, tenta obter um segundo mandato.
Os dois candidatos enfrentaram-se nas presidenciais de 2012, com Mahama a vencer com 50,7% dos votos. Um resultado que foi contestado por Akufo-Addo, sem sucesso, no Tribunal Supremo do Gana.
Se nenhum dos candidatos que lideram a corrida obtiver 50% dos votos nas presidenciais, os dois rivais voltam a encontrar-se numa segunda volta, em finais de dezembro.
Na corrida à Presidência estão outros cinco candidatos, incluindo a antiga primeira-dama Nana Konadu Agyeman-Rawlings.