1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Governo da Guiné-Bissau encerra embaixada na Alemanha

Lusa
10 de outubro de 2019

O Governo de Bissau anunciou que vai fechar a embaixada do país, em Berlim, devido a irregularidades. Mas irá abrir um consulado geral em Hamburgo, onde vive a maior comunidade guineense na Alemanha.

https://p.dw.com/p/3R5vF
Chefe da diplomacia guineense, Suzi BarbosaFoto: DW/Braima Darame

O Governo da Guiné-Bissau decidiu encerrar a embaixada na Alemanha devido a irregularidades e ao incumprimento de requisitos de funcionamento, anunciou nesta quinta-feira (10.10) o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros esclarece que o Governo deliberou o encerramento da embaixada da Guiné-Bissau na Alemanha na reunião do Conselho de Ministros de hoje, porque a missão diplomática não estava a cumprir com os requisitos de funcionamento.

"E também por se ter detetado que sempre funcionou com fundos não provenientes do Tesouro Público guineense e devido a inúmeras irregularidades ocorridas que arriscaram pôr em causa a soberania do país", salienta-se na mesma nota.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense esclarece que será aberto um consulado geral em Hamburgo e que a embaixada em Bruxelas passará a ter a jurisdição sobre a representação diplomática da Alemanha.

PAIGC envolvido no tráfico de droga na Guiné-Bissau?

Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema

Ver mais artigos