Jogos Olímpicos 2024: França em alerta máximo
26 de julho de 2024Faltam poucas horas para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos 2024, em Paris. O evento será realizado ao longo do rio Sena.
A ideia foi proporcionar um espetáculo ao ar livre, acessível a um público mais amplo, tornando os Jogos mais inclusivos e acessíveis. No entanto, a segurança continua a ser uma preocupação vital num dos maiores eventos do mundo.
Israel acusa Teerão de preparar atentado
Esta sexta-feira (26.07) de manhã, foram noticiados vários atos de sabotagem e fogo posto às linhas ferroviárias de alta velocidade em França. Estima-se que 800 mil pessoas foram afetadas. De acordo com o Governo francês, a sabotagem foi bem preparada e coordenada.
Os ataques demonstram um "bom conhecimento da rede", disse o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal.
O chefe da diplomacia israelita, Israel Katz, acusou o Irão de estar por trás dos atos de sabotagem. Avisou ainda que Teerão prepara um ataque contra a delegação israelita nos Jogos Olímpicos de Paris, acrescentando que informou o seu homólogo francês, Stéphane Séjourné, destes dados.
"Devem ser tomadas maiores medidas preventivas para frustrar o plano iraniano. O mundo livre deve travar o Irão agora, antes que seja tarde demais", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita.
A Companhia Nacional Ferroviária Francesa (SNCF) disse que o ataque contra a sua rede ferroviária de alta velocidade foi "massivo" e afetou três das quatro linhas da capital, Paris.
O aeroporto franco-suíço de Basileia-Mulhouse foi, entretanto, evacuado por razões de segurança: "O terminal teve de ser evacuado e está atualmente encerrado. Mais informações serão dadas em breve", notificou o aeroporto, situado em França, perto da fronteira com a Suíça.
A França está no mais alto nível de alerta anti-terrorismo desde os ataques do Hamas em Israel, em outubro passado. O país tem sido alvo, desde essa altura, de numerosas ameaças de bomba, que levaram à evacuação de aeroportos.
Segurança dentro do evento
Ao mesmo tempo, o Comité Olímpico de Paris 2024 disse ontem ter levado "muito a sério" a confusão ocorrida após o final da partida do torneio olímpico de futebol entre Argentina e Marrocos e afirmou que reforçará a segurança no estádio Geoffroy-Gichard, em Saint-Etienne.
"Podemos confirmar que medidas de segurança reforçadas, incluindo uma maior presença de oficiais ao redor do relvado, serão adotadas nos próximos jogos no estádio de Saint-Etienne", afirmaram à agência EFE fontes da organização dos Jogos.
Segundo relataram essas fontes, "um pequeno grupo de adeptos entrou em campo aos 105 minutos do Argentina vs. Marrocos por pensar, sem qualquer motivo, que a partida estava encerrada". Uma hora e meia depois, o jogo recomeçou "em total segurança" e "sem ninguém ferido", acrescentaram as fontes.
O papa Francisco voltou a apelar ontem a uma "trégua olímpica".
"Embora a paz no mundo esteja seriamente ameaçada, espero sinceramente que todos respeitem a #TréguaOlímpica, na esperança de resolver os conflitos e restaurar a harmonia", escreveu o papa na sua conta oficial na rede social X.