Jornalista da Deutsche Welle, Débora Miranda, ganha Prémio Europeu para Jovens Jornalistas
15 de julho de 2009A temática abordada nesta peça são os preconceitos entre os alemães oriundos do Oeste (os chamados “Wessis”) e os alemães oriundos do Leste (os chamados “Ossis”), que ainda persistem no ano em que se celebram os 20 anos do Aniversário da Queda do Muro de Berlim. Através de várias entrevistas a jovens alemães, a autora conseguiu identificar e apresentar de uma forma entretida o que é considerado “típico” para as duas partes da Alemanha.
Pronunciando-se sobre os motivos que levaram este trabalho jornalístico a ser eleito vencedor, o júri afirmou: “Trata-se de uma peça bem concebida quer do ponto de vista técnico quer estético, estruturada em torno do relato de experiências ricas e variadas. A autora – Débora Miranda – conduz os diálogos num registo que prende o ouvinte e o leva a acompanhar o programa até ao fim. Por tudo isto mereceu a melhor classificação e o primeiro lugar“.
Débora Miranda nasceu em 1985 e estudou Ciências de Comunicação / Jornalismo na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Leipzig no Leste da Alemanha. Desde 2008 ela trabalha como jornalista freelancer da Deutsche Welle.
A DW em português
A Deutsche Welle emite duas vezes por dia durante 30 minutos em português. O público alvo são principalmente os países africanos de expressão portuguesa, os PALOP. Também há muitos ouvintes destes programas no Brasil e em Portugal. O programa é transmitido por ondas curtas, satélite e em FM através de estações parceiras. Quem quiser também pode ouvir o programa na internet e assinar as emissões e o programa Contraste como Podcast.
O Prémio da UE
O Prémio Europeu para Jovens Jornalistas foi organizado pela Direcção-Geral do Alargamento da Comissão Europeia em cooperação com a European Youth Press e o sítio Café Babel. Com um total de 600 participantes de toda a Europa entre os 17 e os 35 anos, o prémio foi atribuído em todos os 35 países participantes. Em Portugal o júri foi composto por Céu Neves, jornalista do Diário de Notícias, Estrela Serrano, membro da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, João Pacheco, jornalista freelancer e Margarida Marques, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal. Seleccionaram o vencedor tendo em conta a relevância da informação sobre o tema, a originalidade na abordagem do assunto, o estilo jornalístico e a qualidade da escrita, a capacidade para captar a atenção do leitor e o esforço envolvido na preparação do artigo. Para mais informações consulte o sítio Web do concurso: www.EUjournalist-award.eu
Todos os vencedores nacionais serão convidados para uma viagem a Berlim que decorrerá entre 29 de Agosto e 2 de Setembro de 2009. Na capital alemã, encontrar-se-ão com representantes da política, dos meios de comunicação social, da sociedade civil e do meio académico, para debaterem vários assuntos relacionados com alargamento da União Europeia.