LagosPhoto: O maior festival de fotografia da Nigéria
O Festival LagosPhoto é a única exposição internacional de fotografia da Nigéria. Nesta sétima edição, a capital económica nigeriana volta a ser o ponto de encontro de fotógrafos de África e do mundo.
Megacidade inspiradora
Poucas cidades em África são tão versáteis como a megacidade de Lagos. Quase 20 milhões de pessoas, com diferentes línguas, culturas e condições sociais e financeiras vivem aqui. Lagos é pois uma fonte de inspiração inesgotável para muitos fotógrafos, que encontram no Festival LagosPhoto a plataforma ideal para exibir as suas obras.
Caminhar e contemplar
É o lema de Akinbode Akinbiyi. Ele é um dos fotógrafos africanos mais proeminentes, que em 2016 foi galardoado com a Medalha Goethe. Vive em Berlim. Mas volta sempre que pode ao lugar onde nasceu, também para fotografar, quase sempre enquanto caminha. Participa pela terceira vez no LagosPhoto: "Este é um dos poucos bons festivais que decorrem no continente."
Criatividade nos rituais
Azu Nwagbogu lançou o LagosPhoto. O diretor do festival é uma importante figura da cena cultural de Lagos. "Rituais e performances" é o tema da edição deste ano, que pretende fomentar a criatividade através do regresso aos rituais africanos. "Parte da nossa criatividade baseia-se em rituais, às vezes de forma inconsciente. Com a fotografia podemos torná-la consciente", afirma Azu Nwagbogu.
Lutador congoglês
A série de fotos de Colin Delfosse retrata um lutador de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. "É uma mistura da cultura congolesa vodu com a luta ou 'wrestling' norte-americano", explica o fotógrafo belga. Pretende assim mostrar um Congo além da guerra, violações e minas de ouro.
Fotos de África expostas em África
O fotógrafo documental Colin Delfosse dedica-se ao Congo há cerca de dez anos. "É importante mostrar as nossas fotografias não só em galerias europeias, mas também em África", considera o belga. O LagosPhoto dá-lhe essa oportunidade. Durante um mês, 39 fotógrafos expõem aqui as suas obras.
Grandes expectativas
A artista Jenevieve Aken dedica a sua obra "Grandes Expectativas" à importância do casamento para as mulheres nigerianas. "Mesmo tendo uma boa educação e sendo bem sucedida profissionalmente, se a mulher não é casada sente-se insatisfeita, mal sucedida e infeliz", comenta Aken. Nas suas fotos, a fotógrafa é também modelo: uma noiva triste e vulnerável.
LagosPhoto como trampolim profissional
Jenevieve Aken vive em Lagos e expõe pela terceira vez no Festival LagosPhoto. "A primeira vez, em 2012, era ainda muito jovem e inexperiente", conta a fotógrafa. Aken beneficiou dos programas de intercâmbio e atliês promovidos pelo festival. "Isso realmente me impulsionou."
Intercâmbio entre colegas
Principalmente os fotógrafos mais jovens olham para o LagosPhoto como uma plataforma onde podem trocar informações, experiências e contactos de colegas. No ano passado, 35 fotógrafos de 21 países exibiram as suas obras. Este ano, participam 39 fotógrafos. Centenas de admiradores de fotografia visitam a exposição.
Boom cultural
Lagos vive, por esta altura, um verdadeiro boom cultural. Foi recentemente palco da Semana da Moda e Design de Lagos e acolheu a primeira edição de uma feira de arte contemporânea, a "Art X Lagos". O Festival PhotoLagos decorre até 21 de novembro, com exposições e eventos espalhados por 11 locais da metrópole económica nigeriana.