Libéria: Weah e Boakai na segunda volta das presidenciais
20 de outubro de 2017Jerome Korkoyah, presidente da comissão eleitoral, anunciou que George Weah, lenda do futebol africano, obteve 38,4% dos votos, seguido do vice-Presidente Joseph Boakai, com 28,8%. Nenhum dos 20 candidatos conseguiu a maioria absoluta, de pelo menos 50%.
"Nenhum dos candidatos conseguiu 50% dos votos mais um. De acordo com a Constituição, deve haver uma segunda volta entre os dois concorrentes mais votados. O segundo turno será realizado a 7 de novembro de 2017, entre George Weah, do CDC, e Joseph Boakai, do Partido da União”, afirmou Korkoyah, cinco dias após o escrutínio para designar o sucessor de Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher eleita chefe de Estado em África.
A Presidente cessante, Prémio Nobel da Paz 2011, que não pode recandidatar-se por ter completado dois mandatos, disse que a Libéria "está pronta para a transição".
"A campanha eleitoral para a eleição de 7 de novembro está oficialmente aberta e termina no domingo à meia-noite de dia 5 de novembro”, acrescentou o presidente da comissão eleitoral.
Candidatos já se mobilizam para a próxima volta
Mesmo antes do anúncio oficial dos resultados, o Partido da União, do vice-Presidente Joseph Boakai, e a Coligação para a Oposição Democrática, que apoia George Weah, já se mobilizavam para conquistar o apoio de outros partidos tendo em vista a segunda volta.
Enquanto Weah e Boakai já organizam a segunda ronda, o terceiro candidato mais votado, Charles Brumskine, do Partido da Liberdade, pede a repetição da eleição presidencial de 10 de outubro, alegando irregularidades no processo.O antigo diretor da Coca-Cola, Alexander Cummings, do Congresso Nacional Alternativo, e o antigo aliado do ex-Presidente Charles Taylor, Benoni Urey, juntaram-se ao coro de reclamações, pedindo à Comissão Eleitoral que analise as suas queixas e ameaçando recorrer à justiça.
"O Partido da Liberdade respeita a lei, razão pela qual vamos a tribunal se as nossas preocupações não forem atendidas”, disse Brumskine recentemente numa conferência de imprensa.