Luanda já não é a cidade mais cara do Mundo
Durante três anos, Luanda liderou a lista das cidades mais caras do mundo. No novo ranking da consultoria norte-americana Mercer, a capital angolana surge apenas no segundo lugar. Conheça as cidades mais caras do Mundo.
A mais barata das grandes cidades: Windhoek
A capital da Namíbia, Windhoek, é a última no ranking de 2016, ou seja, a mais barata para estrangeiros entre as 209 cidades listadas. Para elaborar seu ranking anual, a Mercer considera moradia, comida, diversão e custos de transporte.
Cidades alemãs em posições baixas
Em termos relativos, as cidades alemãs não estão nem entre as mais caras nem entre as mais baratas. Munique é a mais cara de todas, na posição 77, seguida de Frankfurt na 88 e de Berlin na centésima colocação. Hamburgo subiu 11 posições, para o posto 133.
Cidades brasileiras ficaram mais baratas
São Paulo continua a ser a cidade mais cara para estrangeiros no Brasil, mas caiu 88 posições com a desvalorização do Real, a moeda brasileira. São Paulo passou da 40ª para a 128ª posição. O Rio de Janeiro desceu 89 lugares, para a 156ª posição, e Brasília caiu 40 lugares, para a 190ª.
Moscovo mais acessível com a queda do Rublo
Também o Rublo, a moeda da Rússia, caía ao longo do ano passado, levando consigo o custo de vida para expatriados em Moscovo, capital do país. A cidade russa caiu da posição 17 para o 67° lugar do ranking.
Tóquio impulsionada pelo Yen
A capital do Japão subiu no ranking por causa do fortalecimento do Yen. Uma moeda forte significa que expatriados têm de gastar mais em Dólar, Libra ou Euro para pagar o aluguer ou um prato de sushi. Mas a verdade é que a vida nunca foi barata nessa metrópole de 10 milhões de habitantes. A região metropolitana de Tóquio é com 37 milhões de habitantes a área urbana mais populosa do Mundo.
Suíça continua a ter a mais cara da Europa
Zurique é a maior cidade da Suíça e a mais cara da Europa para expatriados. A cidade é sede de vários bancos e uma praça financeira forte. Um consolo para os seus 400 mil habitantes é que a cidade também costuma aparecer no topo de rankings de qualidade de vida.
Luanda: a segunda cidade mais cara do Mundo
A capital de Angola caiu da primeira para a segunda colocação por causa da desvalorização do Kwanza, a moeda angolana, durante a crise ecónomica causada pela baixa dos preços de petróleo. O motivo para o alto custo de vida na cidade é que a economia de Angola é baseada e concentrada na produção e exportação de petróleo. Muitos bens precisam de ser importados, e isso eleva os preços.
Hong Kong: a mais cara
Com um nome que significa "porto cheiroso" e uma bela localização no Rio das Pérolas, Hong Kong soa como se merecesse o topo da lista. A metrópole densamente povoada é um dos mercados financeiros mais importantes do Mundo. Muitos expatriados trabalham no setor bancário e ganham o suficiente para viver na antiga colônia britânica, agora Região Administrativa Especial da República Popular da China.