Moda africana conquista Berlim
Modernos e inconvencionais - os estilistas africanos apresentaram na Semana da Moda de Berlim 2014 combinações entre o clássico e o tradicional africano. Muitos deles conquistaram já o seu espaço na cena internacional.
Moderna, colorida e extravagante
Pela terceira vez, a Semana da Moda ou Fashion Week de Berlim teve um desfile dedicado a criações africanas. O design de moda desenvolve-se em África como uma indústria próspera. O chamado "afro-style" é também cada vez mais apreciado na Europa. Com uma coleção apresentada em Berlim na edição de 2014, o estilista nigeriano Samson Soboye estreiou-se nas passerelas da Europa.
De Lagos para Berlim
Soboye combina materiais tradicionais africanos com cortes modernos. O estilista nigeriano vive e trabalha em Londres onde tem uma empresa desde 2002. A sua primeira coleção de moda masculina foi apresentada no ano passado na Nigéria, na Lagos Fashion Week.
Moda para as ocidentais africanas
Simple e elegante: o design de Nana K. Brenu é inspirado numa nova geração de mulheres africanas, aquelas que viveram no estrangeiro e que estão de volta aos seus países de origem. O estilista ganês, que vive em Milão, apresentou a sua coleção na Fashion Week de Berlim intitulada "1981".
Malha é chique
Para a sua marca MaXhosa, o estilista Laduma Ngxokolo combina o visual tradicional do povo sul-africano Xhosa com padrões modernos e materiais nobres como lã Merino e Mohair. Laduma vive e trabalha na Cidade do Cabo e produz toda a sua coleção na África do Sul.
Reconhecimento internacional
Laduma Ngxokolo é considerado por muitos um dos mais talentosos estilistas da sua geração. Laduma nasceu em 1986 e em 2010 venceu o Prémio Internacional de Estilismo de Londres. As suas criações já foram apresentadas na Grã-Bretanha, França e África do Sul. E surgem pela primeira vez, este ano, na metrópole da moda de Berlim.
À conquista de novos mercados
Paralelamente à Semana da Moda, realiza-se em Berlim a Feira Internacional de Moda. Estilistas de todo o mundo apresentam as suas novas coleções a potenciais clientes. Este ano, pela primeira vez, com representação de estilistas africanos. Uma ótima oportunidade para expandirem a sua rede de contactos e conquistarem mercados internacionais.
Fatos com padrões africanos
"Loux o Vintage-Guru" é a marca do estilista namibiano Loux Gebhard. Nas suas peças luxuosas e excêntricas, Gebhard combina os clássicos fatos feitos à medida com padrões africanos. Este ano foi eleito o Estilista do Ano no Gana. Loux Gebhard quer agora conquistar o mercado alemão.
"Uma linguagem"
Cores fortes e padrões inconvencionais são as principais características das criações de Luoi, o guru vintage. Este seu casaco com aplicações de imagens de leões faz parte da sua nova coleção "Uma linguagem". Gebhardt vê a moda como elemanto de união num mundo globalizado.
Inspiração em África
Também os estilistas europeus se têm deixado inspirar pelo continente africano, como a criadora austríaca Lena Hoschek. A perspectiva europeia em relação à moda africana mudou, afirma Melanie Jones, da organização do African Fashion Day: "as pessoas observam as criações africanas como algo que elas próprias usariam".