Moçambique: Morreu ex-presidente da CNE Abdul Carimo
31 de março de 2021"De acordo com o o jornal "O País", o antigo presidente da CNE estava internado num hospital privado em Maputo, onde acabou por perder a vida esta madrugada.
Abdul Carimo foi presidente da CNE entre 2013 e 2020, na sequência de uma candidatura apresentada pela sociedade civil, tendo sucedido no cargo a João Leopoldo da Costa.
"O Sheikh Abdul Carimo chegou a este cargo indicado pela sociedade civil, num processo de inclusão de cidadãos não filiados aos partidos políticos no processo da construção democrática no nosso país", recorda o Presidente moambicano, Filipe Nyusi, numa mensagem em reacao ao falecimento do ex-presidente da CNE.
"A sua capacidade de ponderação e a sua integridade ditadas pela dedicação à causa da harmonização social que escolheu seguir como líder religioso, fizeram com que os seus pares o esolhessem para os representar na CNE e essa confiança foi refletida na forma isenta como dirigiu o órgão eleitoral", considera o chefe de Estado na nota publicada na sua página oficial no Facebook.
O Presidente da República refere ainda que Abdul Carimo foi "um líder religioso destacado, com enfoque para os seus sermões, quer no púlpito, assim como na imprensa, que contribuíram sobremaneira para a harmonia dos crentes de várias religiões."
"Neste momento de dor", Flipe Nyusi dirige ainda "sinceros pêsames à família e à toda a comunidade religiosa do país".