1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Pelo menos sete províncias com casos de conjuntivite

Lusa
11 de março de 2024

Pelo menos sete províncias moçambicanas estão com casos de conjuntivite, a maior parte dos quais em Nampula, no norte do país, anunciou o diretor nacional de Saúde Pública.

https://p.dw.com/p/4dOvZ
Conjuntivite
Conjuntivite hemorrágica é uma doença caracterizada por inchaço repentino das pálpebras, congestão, vermelhidão e dor nos olhosFoto: Antonio Guillem Fernandez/PantherMedia/IMAGO

“A maior parte destes casos estão na província de Nampula e agora temos também vários casos registados na província da Zambézia. No geral temos cerca de sete das nossas províncias que tem estado a registar casos”, disse esta segunda-feira (11.03) o o diretor nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, em declarações aos jornalistas, à margem de um evento público em Maputo.

A província moçambicana de Nampula, no norte de Moçambique, regista um surto de conjuntivite hemorrágica desde 10 de fevereiro, com pelo menos 1.326 casos notificados até 26 de fevereiro, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde (Misau).

Aquela província regista diariamente uma média de 80 a 100 casos de conjuntivite, uma doença que afeta maioritariamente pessoas com mais de 15 anos, mas também crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos.

Sem avançar novos números de casos superados, o diretor nacional de Saúde Pública disse que a maior parte dos casos de conjuntivite registados em Moçambique irão evoluir para a cura num intervalo de sete a 10 dias, referindo que quase 60% dos pacientes com a doença podem, eventualmente, estar curados.

“Se as mãos forem lavadas com muita frequência, se não forem levadas aos olhos com muita frequência, se nós evitarmos a partilha de objetos pessoais (…) já estaremos todos nós a contribuir para rapidamente reduzirmos o número de casos”, disse Quinhas Fernandes, num apelo para a tomada de medidas de prevenção da conjuntivite.

Segundo o Misau, a conjuntivite hemorrágica, geralmente causada por um vírus, é uma doença caracterizada por inchaço repentino das pálpebras, congestão, vermelhidão e dor nos olhos, podendo ser transmitida através do contacto com objetos e pessoas infetadas.

Debate: Braço de ferro entre médicos e Governo moçambicano

Saltar a secção Mais sobre este tema