Mundial 2022: Croácia apurada para as meias-finais
9 de dezembro de 2022A Croácia está apurada para as meias-finais do Mundial 2022. Os vice-campeões do mundo venceram o Brasil no desempate por grandes penalidades e vão defrontar a seleção vencedora do encontro entre Países Baixos e Argentina.
Croácia "arrumadinha"
A qualificação brasileira para as meias-finas do Mundial foi tudo menos um passeio por Al Rayyan. Muito por culpa da seleção croata, vica-campeã do mundo, e que adotou uma postura tática que incomodou e muito a seleção brasileira.
O maior destaque vai para o comportamento coletivo dos croatas. Defender em bloco e dar a bola ao Brasil poderia ser o mais comum a fazer, mas a seleção croata caiu em cima do Brasil e incomodou muito a saída curta dos canarinhos.
Brozovic, Kovacic e Modric controlaram em absoluto o meio-campo e ditaram um ritmo de jogo croata que impediu praticamente qualquer inspiração brasileira.
Brasil regressou com tudo
Estrategicamente ou não, a Croácia baixou as linhas e deu a iniciativa de jogo ao Brasil. Não esquecer que as duas seleções chegaram a este jogo em momentos distintos de recuperação física. O Brasil goleou a Coreia do Sul e teve tempo para poupar alguns jogadores nos oitavos de final, enquanto que a Croácia teve de jogar 120 minutos - mais grandes penalidades - para eliminar a "teimosa" seleção japonesa.
A seleção brasileira entrou com tudo no segundo tempo e somou várias oportunidades de golo. Mas os remates do Brasil encontraram sempre um muro: Livakovic. O guarda-redes croata, o herói frente ao Japão, defendeu com a mão, o pé, o peito. Foi um verdadeiro tiro ao alvo à baliza croata.
Tite, selecionador brasileiro, mexeu na equipa, ao lançar Rodrygo e Antony para os lugares de Vinicius Junior e Raphinha. A intenção era clara: refrescar as "asas" brasileiras e não deixar que o ritmo ofensivo diminuísse para evitar qualquer reação da Croácia.
Neymar apareceu
Já no prolongamento, o Brasil evitou surpresa e venceu o jogo. Quando a partida parecia "fechada", com a Croácia a querer travar o Brasil para decidir o apuramento no desempate por grandes penalidades, era preciso haver um rasgo de magia. E foi o que aconteceu.
Ao minuto 105+1, Neymar começou a jogada, tabelou com Rodrygo e depois, com Lucas Paquetá, entrou na área, aguentou a carga de Sosa, fintou Livakovic e fuzilou a baliza da Croácia. O camisola 10 volta a ser determinante para a seleção brasileira.
Croácia não desistiu
Quando a vitória do Brasil parecia fechada, eis que surge o golo do empate da Croácia.
Aos 118 minutos, arrancada de Orsic, cruzamento para a área, e no único remate que fez à baliza, a Croácia fez o 1-1, autoria de Petkovic. Final de prolongamento dramático, onde Livakovic teve ainda tempo de travar - pela décima vez - um golo do Brasil nesta partida.
No desempate por grandes penalidades, a Croácia levou a melhor (4-2) e está nas meias-finais do Mundial 2022.