A idade do futebolista Renato Sanches faz correr muita tinta
8 de julho de 2016As suspeitas sobre a data de nascimento do futebolista Renato Sanches, questionada nas últimas semanas através da imprensa, não passam de uma tentativa de pessoas interessadas em difamar e prejudicar o jovem futebolista português de origem cabo-verdiana e são-tomense. Conclui-se dos testemunhos recolhidos pela DW África junto do seu primeiro treinador, Vitor Silva e de amigos próximos da família.
O correspondente da DW África, em Lisboa, João Carlos, esteve no bairro da Musgueira, onde cresceu o jogador do Bayern de Munique, para ouvir os que com ele conviveram sobre a polémica gerada pela sua idade.
Reportagem da DW África na Musgueira
No salão de cabeleireiro Dmitri, na Musgueira, Renato Sanches é motivo de conversa quase que constante. Jornalistas aparecem com frequência no bairro, na periferia de Lisboa, para conhecer melhor a história do rapaz, filho de pai são-tomense e de mãe cabo-verdiana, que começou a jogar no Benfica aos nove anos de idade.
Muito se tem falado sobre a sua verdadeira idade, depois de rumores lançados através da imprensa que põem em causa os 18 anos do craque de futebol agora em fase de ascensão.
Não é a primeira vez que surgem especulações do género na imprensa – refere o luso angolano, Nelson Kapeta, cabeleireiro e amigo da família do jogador.“Não, a idade dele é o que todo o mundo sabe. Eu até acho que hoje em dia nem se devia falar muito disso porque as autoridades competentes têm formas de saber se a idade é verídica ou não. Têm o registo [de nascimento] do hospital. Como pessoa que conhece toda a família sei muito bem que ele é miúdo, tem os 18 anos”, esclarece Nelson Kapeta.
Sanches registado com cinco anos de atraso?
Um diário português (o JN - Jornal de Notícias) terá dito que o jogador – nascido a 18 de agosto de 1997 no Hospital da Amadora-Sintra, foi registado com cinco anos de atraso. O JN contou que o pai, também de nome Renato Sanches, mudou-se para França após o fim da relação com a mãe e só voltou a Lisboa cinco anos depois com a intenção de batizar o menino, o que obrigou o ex-casal a registar o filho.
O pai, separado de Maria das Dores desde quando ele tinha cinco meses de vida, não fala à imprensa. De um modo geral, os familiares mais próximos evitam tocar no assunto quando abordados por jornalistas. Na impossibilidade de ouvir a mãe, que se encontra em França a acompanhar o filho, a DW África falou com Vítor Silva, o seu treinador nas Águias da Musgueira entre 2007 e 2008.“A gente sabia que o Renato foi para o Infantil mas era Benjamim. Ora Benjamim é para os que têm 8 e 9 anos, porque para os Infantis as pessoas já têm que ter quase 10 e 11 anos”, afirma Vitor Silva.
Diz-se que supostamente ele terá sido registado cinco anos depois de ter nascido. E em resposta Silva afirma que “ eu não sei dessa história toda, mas sei que o Renato comigo tinha 9 anos quando foi para Águias da Musgueira e a partir daí segue para o Benfica, tratam da situação dele. Ele no Benfica ainda foi jogar para o Benjamim, depois é que foi para o Infantil . Por isso, o senhor vê. Não pode haver mais idade que aquela”.
Polémica irrelevante
Adriano Morais, que lhe segue em cada jogo da seleção portuguesa neste Europeu, considera a polémica irrelevante. E prefere não alimentar as desconfianças sobre a idade de Renato com questões de natureza racista, por ser jovem, talentoso e negro.“Não quero chegar até aí para não fomentarmos mais polémica porque há quem diz que quando se fala disso [do racismo] cria-se [alarme] e quando se ignora abafa-se logo [o preconceito]. Não quero chegar até aí muito sinceramente”.
Os rumores dizem que, pela sua estatura, Renato terá 23 ou 24 anos. Pelo que se sabe, o jogador já admitiu processar judicialmente quem colocar em causa a sua idade. Para o ex-treinador, Vitor Silva, o menino da Quinta Grande tem futuro promissor no Bayern de Munique.
“Acho que sim, o Renato vai mostrar se calhar aquilo que muita gente aqui estava a tentar lhe mandar abaixo. Ele está lá e vai conseguir fazer aquilo que quer. E a gente daqui a alguns anos se calhar vamos ouvir falar muito mais daquilo que o Renato é. Se calhar será isso”.