"Pop Color": O artista das ruas de Luanda
Conheça João Ferreira, o artista que transforma fotografias em desenhos na capital angolana e que sonha em expôr seus trabalhos em galerias de arte.
Talento e técnica
"Pop Color" é o nome artístico do angolano João Ferreira, de 58 anos, que pinta desde a sua adolescência. Nascido na província do Uíge, no norte de Angola, ele viveu durante 20 anos em Portugal - onde aperfeiçoou o seu talento para a arte com a técnica de transformar fotografias em desenhos a lápis de carvão.
De volta a Angola
Mestre João, como é também chamado, foi além de Portugal. O artista angolano já esteve em França e na Alemanha. Mas hoje em dia vive em Angola e ganha o seu sustento vendendo seus desenhos nas ruas de Luanda, onde está a desenvolver o seu trabalho artístico.
Arte nas ruas
O artista carece de um ateliê próprio. Por isso, tem feito as suas recriações nas ruas da capital angolana, na zona da Mutamba. "Pop Color" disse à DW África que precisa de apoio para conseguir erguer um espaço para continuar com as suas criações e ensinar os jovens que todos os dias lhe consultam.
Material importado
Segundo o artista, todo o material que utiliza na confecção das suas obras é adquirido no exterior. Os amigos que vivem em França, Portugal e Alemanha são as pessoas que se encarregam de enviar os materiais para Luanda.
O valor de um desenho
O Mestre João faz de duas a três pinturas por dia. O preço das obras varia de acordo com a quantidade de retratos por cada quadro. Em média, cada desenho custa 15 mil kwanzas (75 euros). Custo acessível para alguns e alto para a maioria.
Sonho de artista
Atualmente, João Ferreira pinta apenas quadros solicitados pelos seus clientes. Mas o seu maior sonho é ver as suas obras em exposição numa das galerias de arte do país e também da Europa. O que ainda depende dos apoios que conseguir.