UEFA dá competições europeias a Portugal e Alemanha
17 de junho de 2020O comité executivo da UEFA reuniu esta quarta-feira (17.06) para deliberar sobre o futuro das competições europeias. Lisboa vai mesmo acolher a "final a 8" da Liga dos Campeões, que arranca no dia 7 de agosto.
Os jogos dos quartos de final, das meias-finais e da final serão jogados em Lisboa, no Estádio da Luz e no Estádio José Alvalade XXI.
Liga dos Campeões
A capital portuguesa ganhou a corrida para organizar a fase final da da Liga dos Campeões, com sete jogos entre 12 e 23 de agosto, levando a melhor sobre as cidades de Frankfurt (Alemanha) e Moscovo (Rússia).
A final da Liga dos Campeões estava agendada para se realizar na cidade e Istambul, na Turquia. Mas devido à suspensão das provas europeias imposta pela pandemia da Covid-19, a UEFA viu-se obrigada a pensar num plano B para concretizar a edição de 2019/2020 das competições europeias, chegando à conclusão de que a liga milionária vai ser reatada com os restantes quatro jogos dos oitavos de final, seguindo-se o desfecho inédito em campos neutros, nos Estádios da Luz e José Alvalade XXI, em Lisboa, confirmou esta quarta-feira (17.06) a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"Portugal é uma escolha certa"
Há vários dias que circulavam rumores em relação à possibilidade da UEFA escolher Lisboa como a sede da fase final da Liga dos Campeões. Ao início da tarde, a Direção-Geral de Saúde (DGS), na já habitual conferência de imprensa de atualização sobre a pandemia da Covid-19 em Portugal, tinha confirmado que Portugal era um dos países que podia receber a principal competição de clubes da UEFA.
O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, acompanhado pela diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, comentou o assunto: "A DGS e a FPF têm feito um trabalho profícuo na retoma do campeonato nacional, com os jogos a realizarem-se com o máximo de segurança possível, e a DGS também está envolvida na 'Champions'. A evolução dos acontecimentos dá confiança aos organismos internacionais para trazer esta competição para Portugal, que muito orgulhará os portugueses. É um trabalho contínuo com a FPF, sempre com o máximo de segurança. Será uma boa decisão dos organismos europeus trazer a Champions para Portugal", realçou Lacerda Sales.
Atlético de Madrid, Atalanta, RB Leipzig e Paris Saint-Germain aguardam a segunda mão dos embates dos "oitavos" (Manchester City-Real Madrid, Juventus-Lyon, FC Barcelona-Nápoles e Bayern Munique-Chelsea), agendados para 7 e 8 de agosto, no Porto ou em Guimarães, caso não sejam jogados nos recintos dos clubes, segundo declarações da UEFA.
É a terceira vez que Portugal será palco da final da Liga dos Campeões / Taça dos Clubes Campeões Europeus (1967 e 2014).
Eis o calendário revisto para concluir a competição desta época, que foi confirmado na sequência da reunião de quarta-feira do Comité Executivo da UEFA:
7-8 de agosto: 2ª mão dos oitavos de final adiados em março (local a confirmar)
12-15 de agosto: Quartos de final (Lisboa)
18-19 de agosto: Meias-finais (Lisboa)
23 de agosto: Final (Lisboa)
Liga Europa na Alemanha
Os quartos de final, as meias-finais e a final da UEFA Europa League 2019/20 serão disputados como um torneio eliminatório direto em quatro cidades da Alemanha, em agosto: Colónia, Duisburgo, Düsseldorf e Gelsenkirchen.
Está pendente uma decisão sobre se os oitavos de final terão lugar no estádio da equipa da casa ou na Alemanha. Os jogos cujas primeira-mãos foram adiadas, nomeadamente, Inter vs. Getafe e Sevilla vs. Roma, serão jogados num jogo único, em local a confirmar.
A Liga Europa 2019/20 está suspensa desde 12 de Março, devido ao surto da Covid-19.
Eis o calendário revisto para concluir a competição desta época, que foi confirmado na sequência da reunião de quarta-feira do Comité Executivo da UEFA.
5-6 de agosto: Ronda de 16 (locais a confirmar)
10-11 de agosto: Quartos de final (Colónia, Duisburgo, Düsseldorf, Gelsenkirchen)
16-17 de agosto: Semi-finais (locais a confirmar)
21 de agosto: Final (Colónia)