Produção de tijolos: Combate ao desemprego tem custo ambiental
Em Lichinga, muitos jovens vêm na produção de tijolos uma forma de escapar ao desemprego. Mas a prática traz consequências para o solo, levando ao risco de erosão e desabamento.
Matéria-prima muito usada
Em Moçambique, a produção de tijolos é uma atividade tradicional no seio das comunidades. A maior parte das casas convencionais existentes, sobretudo de pessoas com baixos rendimentos, usa este tipo de tijolos queimados na construção.
Garantir a subsistência e evitar a marginalidade
Muitos jovens estão envolvidos na produção dos tijolos. Afirmam que a atividade é dura, mas garante a sobrevivência e é uma forma de evitar o caminho da marginalidade. Produzem, em média, entre dois a três mil tijolos. No final de cada dia, as vestes estão totalmente sujas, da cor da terra.
Empilhar tijolos em fornos
Depois de se ter moldado a terra em forma de tijolos, estes são arrumados em fornos. Por baixo, vêm-se as "bocas" dos fornos onde depois se colocará a lenha. A formação destes fornos é um processo trabalhoso que exige muita força física. Por vezes, até as crianças trabalham nesta atividade.
Lenha para cozer tijolos
Depois de se empilhar os tijolos, segue-se o processo de cozedura. Para isso, há que recolher lenha seca para colocar nas "bocas" dos fornos. Cada um destes fornos deverá ter à volta de 30.000 tijolos.
Tijolos prontos para a venda
Depois da cozedura, o forno leva uma semana para poder arrefecer as "bocas". Daí, os tijolos seguem para a sua comercialização. Os tijolos desta imagem já estão prontos.
Tijolos usados na construção
Na imagem, vemos os tijolos a serem usados na construção de uma habitação. O preço dos tijolos varia, dependendo da época. Cada tijolo queimado custa cerca de um metical e meio [cerca de dois cêntimos de euro] no tempo seco. No período chuvoso, o valor pode atingir dois meticais [cerca de três cêntimos de euro] por cada tijolo.
Risco de erosão
O processo de produção dos tijolos faz que com que se criem grandes bruracos no solo. Caso não sejam tomadas medidas que regulem esta prática, muitas casas podem desabar nos próximos anos, devido à erosão,
Custo ambiental
O enorme buraco nesta imagem ilutra as ameaças que esta atividade traz. Há risco de erosão e formação de charcos com águas estagnadas. Este é o outro lado da "indústria" de produção e comercialização dos tijolos.