1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Rússia abre processo contra Tribunal Penal Internacional

EFE
20 de março de 2023

Rússia diz que mandado de captura contra Vladimir Putin contém indícios de crimes contra normas internacionais e ressalta que os chefes de Estado têm "imunidade absoluta" da jurisdição de outros países.

https://p.dw.com/p/4Owvw
Foto: Vincent Isore/IP3press/imago images

O Comité de Instrução da Rússia (CIR) abriu nesta segunda-feira (20.03) um processo criminal contra o procurador e os juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) pelo mandado de prisão emitido na última sexta-feira (17.03) contra o Presidente russo, Vladimir Putin.

"A persecução penal tem natureza deliberadamente ilegal, já que não há fundamento para imputar responsabilidade criminal", declarou o CIR, órgão extrajudicial que reporta diretamente ao Kremlin, em comunicado.

A nota oficial menciona os nomes do procurador, Karim Ahmad Khan, e dos três juízes do TPI: Tomoko Akane, Rosario Salvatore Aitala e Sergio Gerardo Ugalde Godínez.

A ameaça de Putin

Indícios de crimes

O CIR acusa Khan de tomar uma "decisão ilegal sobre a prisão do Presidente da Federação Russa" e da defensora dos Direitos da Criança, Maria Lvova-Belova.

Segundo o órgão, as ações do procurador contêm indícios de crimes previstos no Código Penal russo, entre outros, por tomar medidas contra o representante de um Estado protegido por normas internacionais "com o objetivo de entorpecer as relações internacionais".

Além disso, ressalta que, de acordo com as convenções internacionais, os chefes de Estado têm "imunidade absoluta" da jurisdição de outros países.

Russland, Moskau | Wladimir Putin
Rússia sublinha que, de acordo com as convenções internacionais, os chefes de Estado têm "imunidade absoluta" da jurisdição de outros países.Foto: The Kremlin Moscow/SvenSimon/picture alliance

Assim que o mandado de prisão foi emitido na sexta-feira, o chefe do Comité de Instrução, Alexandr Bastrikin, amigo pessoal de Putin, ordenou uma investigação sobre o que chamou de "emissão ilegal por parte do TPI de um mandado de prisão contra um cidadão russo". 

Mandado de captura

O Tribunal Penal Internacional mandou prender o Presidente russo. Vladimir Putin é acusado de crimes de guerra, pelo suposto envolvimento em raptos de crianças na Ucrânia.

O TPI considera Putin "supostamente responsável" pela deportação ilegal de crianças ucranianas, o que foi denunciado em diversas ocasiões pelas autoridades de Kiev.

Os mandados de prisão contra Putin e Lvova-Belova são os primeiros do tipo emitidos pelo TPI no contexto da sua investigação sobre crimes de guerra na Ucrânia.