1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaAmérica do Norte

Republicanos confirmam Trump como candidato às presidenciais

Lusa | EFE | ms
24 de agosto de 2020

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi esta segunda-feira formalmente confirmado como candidato do Partido Republicano às eleições de 3 de novembro, nas quais tentará permanecer no cargo por mais quatro anos.

https://p.dw.com/p/3hRGs
Foto: Getty Images/AFP/C. Carlson

O Partido Republicano dos Estados Unidos nomeou hoje (24.08) formalmente Donald Trump como candidato às eleições presidenciais norte-americanas de 3 de novembro. A candidatura foi aprovada por unanimidade na convenção dos republicanos, realizada em Charlotte, no estado da Carolina do Norte.

A nomeação foi feita pelos 336 delegados à convenção republicana, um número que contrasta com os tradicionais cerca de 2.500, devido à pandemia do novo coronavírus.

Antes, os delegados à convenção já tinham também voltado a nomear Mike Pence como recandidato dos republicanos à vice-presidência dos Estados Unidos.

"A escolha nesta eleição nunca foi tão clara e os desafios nunca estiveram tão altos". Vamos fazer a América grande outra vez. Outra vez", disse Pence após a nomeação, desencadeada pelo ex-governador do Wisconsin, Scott Walker.

Aguarda-se que Pence siga ainda hoje para a Carolina do Norte juntamente com Donald Trump, sendo bem possível que ambos discursem na convenção.

O discurso de aceitação de Trump está previsto para 27 deste mês, na próxima quinta-feira, último dia da convenção, numa transmissão direta a partir da Casa Branca, cenário que tem gerado algumas críticas uma vez que os presidentes não devem usar a residência oficial ou edifícios públicos para atos de campanha.

Manifestantes detidos

A polícia de Charlotte deteve pelo menos duas pessoas e usou gás pimenta para dispersar manifestantes na véspera do início da Convenção Nacional Republicana. 

Mais de 100 manifestantes protestaram domingo à noite perto de edifícios governamentais contra a presença do candidato republicano às presidenciais de novembro, Donald Trump, que estaria na altura a aterrar em Charlotte, antes de se dividirem em grupos, indicou a imprensa local. 

Pouco depois, cerca de 80 manifestantes reuniram-se próximo do Westin Charlotte Hotel, onde os delegados republicanos vão permanecer ao longo dos próximos quatro dias da convenção republicana. 

Antes da meia-noite, segundo a polícia, os manifestantes começaram a erguer barricadas e a bloquear as estradas, tendo cercado um camião de transporte de mercadorias que tentava passar pelo meio dos protestos, após o que as forças de segurança atuaram. 

A convenção dos republicanos é um momento crucial para Trump, que tem visitado vários Estados para tentar diluir e ultrapassar a vantagem do candidato democrata, Joe Biden, nas várias sondagens feitas a nível estadual e nacional.