1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Resultados preliminares apontam para vitória do MPLA em Angola

1 de setembro de 2012

No momento em que está feita a contagem de mais de metade dos votos, a Comissão Nacional Eleitoral de Angola (CNE) anuncia na tarde de 1 de setembro a vitória do MPLA.

https://p.dw.com/p/1625I
Eleições em Angola
Eleições em AngolaFoto: Reuters

Os primeiros resultados provisórios atribuem 74,5 por cento dos votos ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), no poder desde a independência em 1975. Segundo a CNE, segue-se o rival histórico, UNITA, com 17,9 por cento, e, em terceiro lugar, a nova formação, Coligação Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), com 4,5 por cento. Do total de 25.359 mesas de voto, estão já escrutinadas 14.896 (58,74 por cento) e o total de votos apurados é de 3.616.658 (57,49 por cento). A porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, avança que o MPLA vai à frente em todas as 18 províncias do país.

Novo mandato para José Eduardo dos Santos?

A vitória do MPLA significaria também a recondução de José Eduardo dos Santos na Presidência, já que uma alteração constitucional de 2010 eliminou a eleição direta do Chefe do Estado e prevê que o cargo seja automaticamente assumido pelo cabeça de lista do partido mais votado. José Eduardo dos Santos, de 70 anos, é Presidente de Angola há 33 anos.

TA recondução do Presidente José Eduardo dos Santos não constituiria surpresa
A recondução do Presidente José Eduardo dos Santos não constituiria surpresaFoto: Getty Images

A CNE não avançou ainda, no entanto, a taxa de participação eleitoral, aguardada com maior expectativa do que os resultados, uma vez que a vitória do MPLA era considerada dado adquirido.

Autora: Cristina Krippahl/lusa, AFP, Reuters
Edição: Bettina Riffel

#audio#