Seleção moçambicana de futebol treina em Munique
21 de maio de 2012A preparação começa esta segunda-feira (21.05) e vai durar dez dias. Para o selecionador dos “Mambas”, Gert Engels, estes dias serão muito importantes para testar todos os jogadores.
Além de um amigável com a Namíbia, que também se está a preparar em Munique, os “Mambas” irão defrontar uma equipa da Bundesliga, que não foi revelada, para ganhar mais experiência e rodagem.
O estágio em Munique é visto pelo selecionador de Moçambique como uma oportunidade para trabalhar mais de perto com os jogadores. Além disso, a viagem para o Cairo será mais curta, “o que será muito bom para a condição física dos jogadores”, sublinha Engels.
Selecção tem de mudar forma de jogar
Gert Engels está a rejuvenescer a seleção e as derrotas frente à Namíbia e ao Irão, por 3-0, não agradaram nem ao treinador nem aos críticos, mesmo sabendo que os “Mambas” estão em franco progresso.
“Penso que é muito importante continuar. Como treinador vou assumir todas as responsabilidades da equipa. Se Moçambique perder vou assumir”, afirma o selecionador, que já prometeu a todos os jogadores que os vai “defender”, mas estes também “deverão mostrar o que valem e não podem ter medo de o fazer”. No final do ano passado, Engels declarou que os jogadores moçambicanos tinham medo de jogar à bola.
O próximo jogo é com um “colosso” do futebol africano e o treinador quer ver algumas mudanças na forma de jogar. “Os jogadores que estão no Moçambola, o Campeonato de Moçambique, são importantes e devem mudar o seu estilo de jogar”, diz Gert Engels. “O Egito é uma selecção de gabarito e, por isso, vamos escolher jogadores disponíveis”, revelou.
Três jogos pela frente em junho
Depois de defrontar o Egito, no dia 2 de junho, seis dias depois, já na capital moçambicana, Maputo, a seleção moçambicana terá pela frente o Zimbabué, numa partida a contar para a segunda jornada da fase de apuramento para o Mundial de 2014, no Brasil.
No dia 17 de junho, Moçambique volta a medir forças com a Tanzânia, desta vez no Estádio do Zimpeto, em jogo da segunda mão de apuramento para a Taça das Nações Africanas de futebol (CAN 2013), a decorrer na África do Sul.
Autor: Romeu da Silva (Maputo)
Edição: Madalena Sampaio/António Rocha