Tanzânia encoraja jovens ao serviço militar
21 de setembro de 2022Mais de 10.000 jovens na Tanzânia já se formaram no serviço nacional de formação militar obrigatório. Agora o Governo está a encorajar os jovens que concluíram os seus estudos secundários a juntarem-se também a esta formação, que dura apenas três meses.
Durante a cerimónia de graduação, o coronel Stanslaus Mishako, que é o chefe do Colégio de Liderança JKT, no Acampamento Militar de Kimbiji, recorda que alguns destes jovens agora graduados chegaram ao acampamento sem serem capazes de realizar atividades domésticas. Agora têm consciência de si próprios e são capazes de usar várias armas militares.
Fomentar o auto-conhecimento
"Atualmente, estes jovens estão a ter auto-conhecimento, como já vimos, têm manipulado as armas e acreditam que são capazes de usar armas", disse Stanslaus Mishako.
Amos Makala, que é o comissário regional e o presidente do Comité de Defesa e Segurança em Dar es Salaam, destaca os jovens que ingressam no serviço de treino militar para lutar contra grupos criminosos.
"Considerem os treinos que receberam, evitem também comportamentos que atrapalhem os vossos objetivos, incluindo o uso de drogas ilegais, bandos criminosos, ladrões e terrorismo", frisou.
A formação militar obrigatória dos jovens que completaram o ensino secundário começou em 1963 e em 1994 a formação foi temporariamente suspensa devido à difícil situação económica. A partir de 2013, o Governo, através do Ministério da Defesa e Segurança, começou a fixar anualmente um orçamento de modo a financiar esta formação.
Formação variada
Através da formação do serviço militar, os jovens estão a receber formação em agricultura, empreendedorismo e atividades profissionais.
"Aprendemos muitas coisas, incluindo a aptidão física, o desporto e a perfeição no trabalho. Aprendemos a comprometer-nos, a ser voluntários e a ser fortes", comenta Francis Steven, que está entre os alunos finalistas.
"Estou muito orgulhosa de fazer parte dos treinos. Aconselho os meus colegas jovens que estes treinos são muito úteis. Muitos pensavam que estas formações são torturantes, honestamente, estas formações ensinam-nos paciência", garante Grace Charles, aluna em formação.
Devido às potencialidades do curso, alguns jovens aconselham o Governo a prolongar o tempo da formação, uma vez que para alguns três meses não é suficiente.