Triunfo de Portugal com uma equipa multicultural
Cerca de metade dos jogadores da seleção portuguesa nasceu no estrangeiro ou tem raízes fora de Portugal. Saiba de onde são os futebolistas que fizeram história a conquistar o primeiro grande título para Portugal.
Éder
O jogador que marcou o decisivo 1:0, aos 108 minutos, na final do Europeu de futebol de 2016 contra França nasceu em 1987 em Bissau, na Guiné-Bissau. Éderzito, mais conhecido como Éder, joga atualmente como avançado no Lille. A sua convocatória para a seleção principal de futebol não foi bem vista por todos, mas revelou-se decisiva para a obtenção do título.
Danilo
Danilo Luís Hélio Pereira ou simplesmente Danilo também nasceu em Bissau. Atua sobretudo no meio-campo e joga atualmente no Futebol Clube do Porto. Começou a carreira profissional em 2010 no Parma, tendo sido emprestado ao Aris e ao Roda nas épocas seguintes. Em 2013, passou pelo Club Sport Marítimo. Só em 2015 ingressa no Futebol Clube do Porto.
Nani
Nani, ou Luís Carlos Almeida da Cunha, nasceu na cidade da Praia, Cabo Verde, em 1986. Profissionalizou-se pelo Sporting Clube de Portugal em 2005, mas dois anos depois rumou ao Reino Unido onde jogou pelo Manchester United até 2014, ano em que foi emprestado ao Sporting. Em 2015/2016 Nani jogou pelo Fenerbahçe e durante o Euro 2016 o Valência anunciou contrato com o jogador por três épocas.
Eliseu
Outro jogador português de ascendência cabo-verdiana é Eliseu. Nasceu em Angra do Heroísmo, na Ilha da Terceira dos Açores. Eliseu Pereira dos Santos começou a sua carreira profissional no Belenenses, o terceiro clube de Lisboa. Depois de uma passagem pelo Málaga de Espanha, o defesa joga desde 2014 no Sport Lisboa e Benfica.
William Carvalho
Nasceu em Luanda, Angola, em 1992. Atua como defesa e joga atualmente pelo Sporting Clube de Portugal. Mudou-se para Portugal ainda durante a adolescência e jogou pelo Recreios Desportivos de Algueirão e União Sport Clube Mira Sintra. Tornou-se profissional no Sporting em 2011 e em 2012/2013 esteve emprestado ao clube belga Cercle Brugge. Na foto com Antoine Griezmann de França (à direita).
Cédric Soares
Cédric Ricardo Alves Soares. Luso-alemão, nasceu em Singen (Hohentwiel), no sul da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg. Atualmente joga pelo Southampton, mas profissionalizou-se pelo Sporting em 2010, na altura com 18 anos. Estreou-se pela seleção principal de futebol portuguesa em outubro de 2014, num amigável contra a França.
Raphaël Guerreiro
Nasceu em Le Blanc-Mesnil, Seine-Saint-Denis, França. Raphaël Adelino José Guerreiro atua como lateral esquerdo. Defende atualmente o Borussia Dortmund, depois de ter passado pelo Caen (2012/2013) e pelo Lorient (2013-2016). Passou a integrar a seleção principal de futebol em novembro de 2014, convocado pelo selecionador Fernando Santos.
Adrien Silva
Adrien Sébastian Perruchet Silva nasceu em 1989 em Angoulême, França. Atualmente é o capitão do Sporting de Lisboa, clube no qual se tornou jogador profissional em 2007. Esteve emprestado meia época em 2010 ao Maccabi Haifa e um ano ao Académica de Coimbra (2011/2012). Fez a sua estreia pela seleção A de Portugal em 2014.
Anthony Lopes
O guarda-redes suplente, Anthony Lopes, nasceu em Givors, França. Na foto, festeja o título de campeão europeu de futebol carregando Raphaël Guerreiro, outro dos três jogadores da seleção portuguesa que nasceram em França. Defende atualmente o Lyon, clube da sua juventude e onde se profissionalizou em 2011. Estreou-se pela seleção A de Portugal em março de 2015 num amigável frente a Cabo Verde.
Pepe
O defesa nasceu em Maceió, Brasil, e joga atualmente pelo Real Madrid, clube que conquistou em 2015/2016 o maior título europeu de clubes, a Liga dos Campeões. Na foto com Rui Patrício, guarda-redes de Portugal. Com 18 anos, Képler Laveran Lima Ferreira (Pepe) deixou o Brasil em busca de melhores oportunidades em Portugal. Passou pelo Marítimo B, Marítimo, FC Porto até chegar ao clube espanhol.
Bruno Alves
Bruno Alves tem o número 2 na camisola da seleção portuguesa e é descendente de uma família de brasileiros. A foto (com o jogador galês Hal Robson-Kanu) foi tirada na meia-final do Euro 2016, em que Portugal ganhou 2:0 contra o País de Gales. Defesa central, joga atualmente pelo Cagliari. Na sua carreira desportiva constam clubes como o FC Porto, AEK Atenas, Zenit São Petersburgo e Fenerbahçe.
Renato Sanches
Renato Sanches foi aos 18 anos o jogador mais jovem de sempre numa final de um Europeu de futebol. Oriundo de uma família com ligações a Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, nasceu na Amadora, Portugal. Jogou pelo Benfica e foi contratado pelo campeão alemão, Bayern Munique, para 2016/17. Sanches foi elogiado pela sua grande maturidade.