África despede-se do Mundial com o Senegal
Egito, Marrocos, Tunísia e Nigéria já estavam eliminados. Os "leões" ficaram com os mesmos pontos que o 2º classificado, Japão, mas vão para casa devido aos cartões amarelos.
Inglaterra 0-1 Bélgica
Minuto 51, Adnan Januzaj tirou as medidas à baliza inglesa de Pickford e marcou. Que golaço para desbloquear um jogo que mais parecia um encontro amigável entre duas das melhores equipas do Campeonato do Mundo. Com ambas as seleções já apuradas, a Bélgica forçou sempre mais e acabou por ser compensada pela insistência. Bélgica vence o grupo G e a Inglaterra fica em 2º.
Final antecipada?
Bélgica x Inglaterra daria uma bela final de um Campeonato do Mundo. No entanto, aconteceu ainda na fase de grupos. No fecho do grupo G, a Bélgica levou a melhor sobre a Inglaterra. Uma partida em que ambas as equipas se estudaram muito e os treinadores aproveitaram para fazer descansar alguns dos jogadores mais fatigados. Para a história fica o belo golo de Januzaj e a vitória da Bélgica.
Panamá 1-2 Tunísia
Foi a última equipa africana a entrar em campo. A já eliminada Tunísia cumpriu jogo de calendário frente à também já eliminada e estreante em fases finais de campeonatos do mundo, Panamá. A seleção da América Central entrou a ganhar, com um autogolo do tunisino Meriah. No entanto, a seleção africana acabaria por dar a volta ao jogo na 2ª parte. Ben Youssef e Khazri deram os três pontos à Tunísia.
Um verão que fica para a vida
Já são raros os casos de estreia num campeonato do mundo. No entanto, o Panamá, juntamente com a Islândia, é o mais recente novato num Mundial. A seleção da América Central foi um dos responsáveis pela ausência dos EUA do Campeonato do Mundo de 2018. Depois de jogar com potências do futebol mundial como a Bélgica e a Inglaterra, o Panamá regressa a casa com uma experiência única.
Senegal 0-1 Colômbia
Jogo pobre, pouco jogado e muito pensado, entre duas equipas que dependiam de si para chegar aos oitavos de final. A pressão maior estava nos ombros colombianos, pois "los cafeteros" tinham mesmo de ganhar para seguir em frente. A emoção dos golos ficou guardada para a 2ª parte e saiu da cabeça de Yerry Mina, a quinze minutos do fim. O Senegal vai para casa em 3º lugar.
Japão 0-1 Polónia
O Japão partiu para o último jogo líder do grupo H. No entanto, os "samurais" não convenceram perante uma Polónia que já estava eliminada. O golo da vitória polaca surgiu ao minuto 60. Bednarek fez um golo de belo efeito, depois de um livre batido por Kurzawa. O Japão não somou qualquer remate à baliza. No entanto, o Japão acabou por passar, devido ao desempate por cartões amarelos com o Senegal.
É um até já
Em 2002, capitaneou o Senegal que brilhou no Mundial da Coreia do Sul e Japão. 16 anos depois, Aliou Cisse tentou repetir a proeza como treinador e não conseguiu por... cartões amarelos. O Senegal terminou com o mesmo número de pontos, saldo de golos, golos marcados e confronto direto com o Japão. O desempate passou para o critério disciplinar. Os africanos somaram mais dois amarelos que o Japão.
O adeus africano ao Mundial da Rússia
Depois da eliminação de Egito (Grupo A), Marrocos (Grupo B), Tunísia (Grupo G) e Nigéria (Grupo D), o Senegal era a última esperança africana em ter um representante nos "oitavos". É a primeira vez desde 1982 que nenhuma seleção africana se qualifica para a segunda fase de um Campeonato do Mundo.
Desilusão contínua
Depois de ter estado ausente nos últimos dois Mundiais, a Polónia regressou a um campeonato do mundo, e já voltou para casa. Os polacos terminaram em último no grupo H e sem brilho. Jogadores como Fabiański, Glik, Krychowiak ou Lewandowski não formaram uma seleção capaz de competir com Colômbia, Senegal e Japão. Mas, já não é de agora. A Polónia não passa da fase de grupos do Mundial desde 1986.