1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"É muita emoção": Manuel Araújo recandidata-se em Quelimane

6 de julho de 2023

O edil de Quelimane, Manuel de Araújo, está há mais de dez anos no cargo. Foi agora reeleito pela RENAMO como cabeça de lista para a autarquia.

https://p.dw.com/p/4TXQe
Edil de Quelimane, Manuel de Araújo
Foto: DW/M. Mueia

Depois de muito tempo de dúvidas sobre se Manuel de Araújo seria ou não cabeça de lista da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) para a autarquia de Quelimane, soube-se hoje a resposta: Sim, o autarca vai recandidatar-se.

O partido aprovou o nome de Araújo por aclamação.

"É muita emoção que me sobe à alma. Quero em primeiro lugar agradecer a todos vós pela confiança", disse Manuel de Araújo, dirigindo-se aos membros da RENAMO que o reelegeram.

"Costuma-se dizer que a unanimidade é inimiga da democracia, mas eu gostaria que Quelimane mostrasse ao mundo que a unanimidade, a aclamação, são amigas da democracia", acrescentou o político.

Eleições numa nova era

A RENAMO entregou simbolicamente a sua última arma e encerrou a sua última base militar em meados de junho, no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR).

As autárquicas, marcadas para 11 de outubro, serão umas eleições diferentes, numa nova era, comentou Manuel de Araújo.

Moçambique: Votar ou não votar?

"Nós passámos a ser um partido sem armas, um partido civil, e isso traz muita responsabilidade. Já não temos aquela nossa retaguarda que tínhamos. Temos de mudar a nossa forma de pensar. É preciso muita união e muito trabalho", referiu.

Apelo à continuidade

Maria Inês, deputada da Assembleia da República e uma das concorrentes a cabeça de lista da RENAMO para a autarquia de Quelimane, disse que decidiu afastar-se da corrida e ceder o espaço a Manuel de Araújo para dar continuidade aos projetos do partido.

"Porque sou filha desta cidade de Quelimane, achei por bem dar este espaço a este jovem, com a sua diplomacia e os seus contactos fora e dentro do país."

A Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) deverá apresentar a 15 de julho o seu cabeça de lista para Quelimane.

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) ainda estará a identificar nas autarquias de Quelimane, Mocuba, Gurué, Maganja da Costa, Morrumbala e Milange quadros capacitados para enfrentar os adversários da RENAMO e da FRELIMO.

Já o partido Nova Democracia avançou apenas o nome de Orlando Janeiro como cabeça de lista para a autarquia de Gurué.

Beira: A luta dos cidadãos para garantir o direito ao voto