Advogado diz que Mondlane pode ir ao congresso da RENAMO
15 de maio de 2024Elvino Dias, o principal advogado de Venâncio Mondlane, anunciou esta quarta-feira à tarde (15.05) que o político está autorizado a participar no congresso da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO). De acordo com uma mensagem publicada no perfil do advogado no Facebook, o tribunal judicial de Alto Molócué julgou procedente uma providência cautelar contra a exclusão de Mondlane.
Na véspera, o porta-voz do maior da oposição em Moçambique afirmou que Venâncio Mondlane foi excluído "porque não reúne [os] requisitos" para se candidatar à liderança da RENAMO. "Mas todos os outros [nove] que propuseram, as suas candidaturas vão ser sufragadas pelo congresso", disse José Manteigas.
Já começou a reunião que deverá eleger o líder e candidato presidencial da RENAMO às eleições de 9 de outubro.
Citado esta quarta-feira pelo jornal "O País", o porta-voz da RENAMO disse desconhecer a medida cautelar que possibilitaria a participação de Venâncio Mondlane no congresso.
"Não sei, o que eu sei é que o tribunal de Maputo já decretou improcedente algumas petições dele, o Conselho Constitucional também chumbou a petição dele. Então, não sei o que está a acontecer lá fora", comentou.
Manteigas afirmou ainda que está focado unicamente na realização do congresso, e nem quer "estar atento ao que está a acontecer " no exterior.
O sétimo congresso, que decorre hoje e quinta-feira, elegerá os novos órgãos e o presidente do partido, cargo para o qual foram submetidas 10 candidaturas submetidas.