1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Advogado diz que Mondlane pode ir ao congresso da RENAMO

DW (Deutsche Welle)
15 de maio de 2024

Congresso da RENAMO já começou e advogado de Venâncio Mondlane diz que o político pode participar. Elvino Dias anunciou que um tribunal aprovou a providência cautelar contra a exclusão do seu cliente.

https://p.dw.com/p/4ftCq
Venâncio Mondlane, político da RENAMO
Foto: Silaide Mutemba/DW

Elvino Dias, o principal advogado de Venâncio Mondlane, anunciou esta quarta-feira à tarde (15.05) que o político está autorizado a participar no congresso da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO). De acordo com uma mensagem publicada no perfil do advogado no Facebook, o tribunal judicial de Alto Molócué julgou procedente uma providência cautelar contra a exclusão de Mondlane.

Na véspera, o porta-voz do maior da oposição em Moçambique afirmou que Venâncio Mondlane foi excluído "porque não reúne [os] requisitos" para se candidatar à liderança da RENAMO. "Mas todos os outros [nove] que propuseram, as suas candidaturas vão ser sufragadas pelo congresso", disse José Manteigas.

Já começou a reunião que deverá eleger o líder e candidato presidencial da RENAMO às eleições de 9 de outubro. 

Líder da RENAMO, Ossufo Momade, a caminho do congresso do partido em Alto Molócué, na província da Zambézia
Líder da RENAMO, Ossufo Momade, a caminho do congresso do partido em Alto Molócué, na província da Zambézia. Momade é um dos candidatos à sua sucessão, além de figuras como Ivone Soares ou André MagibireFoto: Marcelino Mueia/DW

Citado esta quarta-feira pelo jornal "O País", o porta-voz da RENAMO disse desconhecer a medida cautelar que possibilitaria a participação de Venâncio Mondlane no congresso.

"Não sei, o que eu sei é que o tribunal de Maputo já decretou improcedente algumas petições dele, o Conselho Constitucional também chumbou a petição dele. Então, não sei o que está a acontecer lá fora", comentou.

Manteigas afirmou ainda que está focado unicamente na realização do congresso, e nem quer "estar atento ao que está a acontecer " no exterior.

O sétimo congresso, que decorre hoje e quinta-feira, elegerá os novos órgãos e o presidente do partido, cargo para o qual foram submetidas 10 candidaturas submetidas. 

Transição de poder na RENAMO não deve ser "turbulenta"

Saltar a secção Mais sobre este tema