1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Bissau: PJ apreende avião "com grande quantidade de droga"

Lusa
8 de setembro de 2024

A Polícia Judiciária (PJ) guineense apreendeu uma aeronave no aeroporto internacional Osvaldo Vieira "com uma grande quantidade de cocaína" e deteve os cinco ocupantes do aparelho, disse o inspetor Correia Quitole.

https://p.dw.com/p/4kPLT
Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira | Guiné-Bissau
Apreensão foi desencadeada na sequência de informações que a PJ recebeu de "parceiros internacionais", disse inspetorFoto: Braima Darame/DW

O inspetor Correia Quitole, que falava em representação do Diretor Nacional da Polícia Judiciária guineense, Domingos Correia, disse este sábado (07.09), que a operação que levou a esta apreensão foi desencadeada na sequência de informações que a Judiciária recebeu de “parceiros internacionais” no combate à droga.

“Soubemos que a aeronave vinha para Bissau, mas à última hora disseram-nos que o aparelho desviou a rota para Bamaco (Mali). Surpreendentemente, a aeronave acabou por aterrar no nosso aeroporto”, disse o inspetor Quitole.

Segundo o inspetor, a PJ acabou por conduzir a operação uma vez que tem sempre agentes no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, os quais, disse, abordaram o aparelho assim que aterrou na pista civil.

“Acabámos por descobrir que a aeronave não tinha autorização de aterragem em Bissau e, na abordagem, vimos que o aparelho transportava uma grande quantidade de droga”, afirmou o agente da PJ, especificando que se tratava de cocaína.

O inspetor Correia Quitole disse ainda que foram detidos pela PJ os cinco ocupantes do avião: Um brasileiro, um colombiano, um cidadão do Equador e dois mexicanos, remetendo “para mais tarde” a divulgação de detalhes sobre a operação, nomeadamente o país de origem da aeronave.

O avião, um jato com a matrícula XA – SBT, encontra-se retido na pista central do aeroporto Osvaldo Vieira, sob custódia da PJ.

"Maior apreensão de sempre" de cocaína na Guiné-Bissau

Saltar a secção Mais sobre este tema