1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Campanha eleitoral em Angola marcada por ameaças

8 de agosto de 2012

A campanha eleitoral em Angola está pegando fogo. Discursos de motivação à violência como o de um general reformado do partido no poder chamam a atenção, pouco mais de três semanas antes das eleições gerais angolanas.

https://p.dw.com/p/15lzS
Foto: Quintiliano dos Santos

O general Kundi Paihama, ministro angolano dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria disse em meio a campanha eleitoral para o escrutínio marcado para o final de agosto, que quem tentar lutar contra o partido no poder, o Movimento para a Libertação de Angola (MPLA), e o seu presidente, será varrido.

Um discurso já condenado por diversos setores da sociedade e analistas.

"MPLA não está preparado"

A campanha eleitoral em Angola ficou marcada na última semana por discursos inflamatórios proferidas em Benguela por um membro do MPLA. O general Kundi Paihama falava para pouco mais de 30 mil pessoas no Estádio Nacional de Ombaka.

Titel: Angolan President Visits Germany Bildunterschrift: BERLIN - FEBRUARY 27: Angolan President Jose Eduardo dos Santos speaks to the media after talks with German Chancellor Angela Merkel at the Chancellery on February 27, 2009 in Berlin, Germany. Dos Santos is on an official visit to Germany and is scheduled to meet with German business representatives later in the day. (Photo by Sean Gallup/Getty Images) Erstellt am: 27 Feb 2009 Editorial-Bild-Nummer: 85139698 Beschränkungen: Bei kommerzieller Verwendung sowie für verkaufsfördernde Zwecke kontaktieren Sie bitte Ihr lokales Büro. Lizenztyp: Lizenzpflichtig Fotograf: Sean Gallup/Fest angestellter Fotograf Kollektion: Getty Images News Bildnachweis: Getty Images Max. Dateigröße/ Abmessungen/ dpi: 18,0 MB - 3000 x 2099 Pixel (25,40 x 17,77 cm) - 300 dpi Die Dateigröße für den Download weicht u. U. von den Angaben ab. Quelle: Getty Images Europe Releaseangaben: Kein Release verfügbar. Weitere Informationen Objektname: 56861969 Urheberrecht: 2009 Getty Images
Presidente José Eduardo dos Santos (MPLA) também concorre às eleiçõesFoto: Getty Images

Kundi Paihama, a quem cabe dirigir a campanha eleitoral do MPLA em Benguela desde as primeiras eleições multipartidárias em 1992, fez a ameaça ao mencionar o incidente ocorrido na ultima sexta-feira (3.08) entre militantes da UNITA (oposição) e do MPLA. Na ocasião, cartazes de propagandas de ambos os partidos foram mutuamente destruídos, e os envolvidos no vandalismo foram parar à cadeia, segundo publicou a agência de notícias Lusa.

No discurso para a grande massa, o ministro recorreu ainda ao argumento da guerra para justificar que o seu partido é o único capacitado para governar o país. Deu a entender que se a UNITA vencer estas eleições, a paz em Angola poderá estar em risco.

As declarações violam o código de conduta eleitoral, defende o analista político Viriato Nelson Albino. "O discurso do partido no poder deveria ser um discurso conciliador. Chegar em Benguela, considerada a segunda maior praça eleitoral de Angola, com discurso inflamador só demostra que o MPLA não está preparado para deixar o poder", conclui.

Kundi Paihama
Kundi Paihama deu a entender: se a UNITA vencer as eleições, a paz em Angola corre riscosFoto: picture-alliance/dpa

Membro da UNITA detido

A UNITA, a União Nacional para a Independência Total de Angola, declarou via um comunicado que repudia as declarações proferidas no sábado pelo general e lembra que em época de campanha eleitoral, o conflito é de ideias.

Mas aparentemente não foi exatamente o que fez Calisto Kavoli, membro da UNITA e secretário municipal de Benguela. Juntamente com outros envolvidos na destruição mútua dos cartazes na sexta-feira, ele foi detido.

Ainda de acordo com a Lusa, a detenção de Kavoli foi confirmada pelo superintendente-chefe do Comando Provincial da Polícia Nacional de Benguela, Vicente Nogueira, e pelo secretário provincial da UNITA, Alberto Ngalanela.

Autor: Nelson Sul D’Angola (Benguela/Angola) / Bettina Riffel
Edição: António Rocha

07.08.12 Benguela-Discursos-K.Payama - MP3-Mono

Saltar a secção Mais sobre este tema