EUA felicitam autoridades guineenses pela apreensão de droga
10 de setembro de 2024Os EUA saudaram esta segunda-feira (09.09) as autoridades guineenses pela apreensão do avião com mais de duas toneladas de cocaína no Aeroporto Osvaldo Vieira no passado dia 7 de setembro.
A Representação da Embaixada dos EUA na Guiné-Bissau, na sua página no Facebook, escreveu o seguinte, nesta segunda-feira (09.09): "Os Estados Unidos orgulham-se de trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros guineenses para identificar e eliminar as redes internacionais de contrabando de droga, e para fornecer aos nossos parceiros na aplicação da lei os recursos de que necessitam para manter a droga fora da Guiné-Bissau".
"É mais um exemplo de como estamos a trabalhar em conjunto para manter o povo da Guiné-Bissau seguro, saudável e protegido", entendem as autoridades norte-americanas.
E num comunicado, a embaixada fez saber também que "os EUA apoiam o Governo da Guiné-Bissau na luta contra o tráfico de drogas e apreciam muito as parceria entre as autoridades da Guiné-Bissau e a Administração de Combate a Droga dos EUA".
A apreensão é considerada a maior da história do país, até agora. De acordo com um comunicado de domingo (08.09) das autoridades policiais guineenses, "foram detidos todos os tripulantes, incluíndo o piloto. Entre os detidos encontram-se cinco cidadãos latino-americanos".
No comunicado, "a Polícia Judiciária reafirma o compromisso e determinação em combater o tráfico de estupefacientes, contando com a viral participação internacional que tem sido um pilar fundamental das operações contra o crime organizado."