Movimentação de alegados terroristas cria pânico em Macomia
7 de junho de 2024De acordo com os relatos, tudo aconteceu por volta das 19:00 de quinta-feira, quando os camponeses de Nambine e Namigure, distrito de Macomia, constataram a aproximação destes grupos aos respetivos campos agrícolas, tendo de imediato alertado os parentes na sede distrital.
"Ouvimos barulho a menos de cinco quilómetros daqui, de Namigure e Nambine, logo saímos das nossas machambas para as matas, com medo a um possível ataque", relatou à Lusa uma fonte no local.
Acrescentou que o "pânico" agravou-se com a passagem de militares, em direção a Macomia.
"Na mesma hora, militares estavam a passar. Aí ficámos inseguros, com medo, se os próprios defensores estavam a fugir, só podes imaginar a população", disse.
Na sede de Macomia - palco a 10 e 11 de maio de um grande ataque por parte destes grupos -, o relato gerou receio, com populares a procurarem refúgio nas matas ao redor da vila.
"Levei os meus filhos e fomos dormir na machamba do meu irmão", disse outra fonte, a partir de Macomia.
Outras fontes locais disseram que, desde a noite de quinta-feira, grupos de militares foram vistos a circular em quase toda a vila de Macomia, bem como em direção ao posto administrativo de Mucojo, a 40 quilómetros.