1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Reforço das relações entre África do Sul e Moçambique

14 de dezembro de 2011

O Presidente Jacob Zuma da África do Sul terminou na tarde desta quarta-feira (14.12) uma visita de Estado, de dois dias, a Moçambique, a primeira desde que assumiu o poder em 2009.

https://p.dw.com/p/13SjD
South African President Jacob Zuma at the the opening session of the ruling African National Congress (ANC)'s national general council in Durban, South Africa, 20 September 2010. Media reports state that South African President Jacob Zuma said the recent strike by public servants required 'serious introspection', setting the tone, along with climate change, the economic crisis and unemployment, as well as the implementation of a national health insurance scheme, for the policy-making conference. EPA/JON HRUSA +++(c) dpa - Bildfunk+++
Jacob Zuma visitou Moçambique pela primeira vez na sua presidênciaFoto: picture alliance / dpa

Jacob Zuma reiterou o empenho dos dois países na luta contra a pobreza e prometeu maiores esforços no esclarecimento das razões que levaram à morte do primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Machel, cuja aeronave se despenhou em território sul-africano há 25 anos, em circunstâncias nunca esclarecidas.

Zuma, que durante os anos de luta contra o apartheid viveu em Maputo, foi agradecer aos moçambicanos o apoio prestado ao ANC e a todo o movimento de luta de libertação do povo vizinho. Referiu com emoção o significado da fronteira comum entre Moçambique e África do Sul, “em cuja história se mistura o sangue dos filhos dos dois países”. 

Afrika Mozambique Menschen Mann älter tragend balancierend Sack gefüllt mit Kohle Holzkohle auf Kopf Portrait Africa Mozambique Ilha de Mocambique people man carrying sack with charcoal on his head portrait Mosambik Mocambique Afrikaner Geschäftsmann Händler Wirtschaft Handel Kleinhandel Geschäfte Gewerbe Kleingewerbe African man business man economy trade business Ilha de Mocambique Ilha de Mozambique
Um moçambicano carrega carvão. O sector da energia é um dos mais importantes na cooperação entre a África do Sul e MoçambiqueFoto: picture-alliance / OKAPIA KG, Germany

Os novos desafios são a pobreza e o desenvolvimento

Para o Presidente Zuma, a libertação dos povos de África é um facto incontornável. Mas hoje, com a paz, os desafios são a luta contra a pobreza e contra o subdesenvolvimento: “O objectivo é atingirmos o crescimento económico e a emancipação de todos os nossos povos. Esta luta requer que trabalhemos juntos da mesma maneira que o fizemos durante a luta contra o colonialismo e o apartheid”.

Jacob Zuma e o seu homólogo moçambicano, Armando Guebuza, estabeleceram uma plataforma de cooperação bilateral, para, como disse o estadista sul-africano: “dar expressão prática a esta nobre ideia decidimos estabelecer uma concertação político-diplomática regular. Este mecanismo é único entre os nossos países e vai permitir que reunamos regularmente, uma vez por ano, em cada uma das capitais”.

This is a 1984 photo of President of Mozambique Samora Machel. (AP Photo/Mark Peters)
Pretória promete redobrar os esforços para esclarecer a morte suspeita do Presidente Samora MachelFoto: AP

Desequilíbrio das relações económicas

Alem da concertação político-diplomática, a visita de Jacob Zuma a Maputo teve uma forte componente económica. A África do Sul lidera a lista dos maiores investidores e parceiros comerciais de Moçambique, como lembrou a ministra sul-africana das Relações Internacionais e Cooperação, Maitê Mashabana. A ministra defendeu o estabelecimento de parcerias entre empresários dos dois países, como forma de equilibrar a balança comercial, neste momento favorável à África do Sul. 

Na quarta-feira, os dois governos assinaram sete acordos de cooperação durante a visita, incluindo a segurança marítima e telecomunicações. Para além da criação da Comissão Bilateral de Cooperação sobre consultas diplomáticas, foram assinados memorandos de entendimento no domínio da silvicultura e indústrias florestais e para a área da cooperação, assim como um acordo sobre frequências de bandas e outro na área de artes e cultura.

Title: Enjoying the Indian Ocean Keywords: People Leisure Tourism Environment Who took the picture / photographer? Ismael Miquidade When the picture was taken? 15-04-2006 Where the picture was taken? Praia do Bilene, Gaza, Moçambique / Mosambik Image Description: On what occasion / situation in which the image was taken? Who or what is shown in the picture? An afternoon spent at the beach Bilene, two hours from Maputo. Strand von Bilene, Tourismus. Photograph ist Ismael Miquidade, der die Rechte an die DW abgetreten hat. Zulieferer: Johannes Beck Eingestellt April 2011
O turismo é uma das apostas de desenvolvimento de Maputo e PretóriaFoto: Ismael Miquidade

Autor: Ezequiel Mavota (Maputo)
Edição: Cristina Krippahl/António Rocha