Cabo Delgado: Tudo preparado para as eleições?
8 de outubro de 2024A província de Cabo Delgado está pronta para a votação desta quarta-feira (09.10). A garantia é dada pelos órgãos de gestão eleitoral, que destacam o reforço de segurança em locais afetados pelo terrorismo.
Esta terça-feira (08.10), o diretor do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral na província, Cassamo Camal, fez saber que "todo" o material eleitoral já tinha sido enviado para os locais de votação.
Cassamo Camal explicou que, "por decisão da Comissão Nacional de Eleições", iriam ser "utilizados meios alternativos para trabalhar em Macomia".
"Todo o material já está na vila sede distrital e a estratégia é colocá-lo em zonas mais seguras; nas menos seguras, utilizaremos barcos e meios aéreos", especificou.
Em Cabo Delgado, foram mobilizados 15.337 Membros das Mesas de Voto (MMVs) para atender nos 772 locais de votação criados, onde estarão em funcionamento 2.191 mesas de votação.
Quanto à segurança em áreas com histórico de terrorismo, o diretor do STAE afirmou que houve um reforço de efetivos policiais.
"As instituições vocacionadas à segurança têm estado a trabalhar connosco para garantir que as condições necessárias sejam providenciadas para que o pleito aconteça. Temos apoiado a movimentação dos agentes das Forças de Defesa e Segurança em termos logísticos para que esse reforço chegue aos locais de votação", disse Cassamo Camal.
A Polícia da República de Moçambique (PRM) confirma e diz estar pronta para garantir que a votação ocorra sem sobressaltos em todas as assembleias de voto.
Aniceto Magome, porta-voz da PRM em Cabo Delgado, garante que, "todas as assembleias de voto, bem como as respetivas mesas", contarão com a presença de agentes da corporação. Portanto, assegura, "tudo está devidamente acautelado em termos de segurança".
O secretário de Estado de Cabo Delgado, António Supeia, apelou para que ninguém fique de fora da votação desta quarta-feira.
"Gostaríamos de apelar a todos que, no dia 9 de outubro, antes de realizarem qualquer atividade, devem ir votar; só depois podem ir à machamba, buscar água ou trabalhar, evitando envolver-se em outras atividades e esquecer-se de votar".
Os partidos políticos em Cabo Delgado irão disputar, na quarta-feira, 85 vagas da Assembleia Provincial e 21 lugares da Assembleia da República.